fbpx

Vendas no e-commerce: esteja atento às soluções

Tags: , , ,

Atualmente cerca de 930 mil lojas virtuais garantiram o seu espaço online, deixando o mercado saturado e cada vez mais competitivo. Uma pesquisa feita pela Paypal em 2019 aponta que foram mais de 35% de crescimento no Brasil em um ano, com essa informação, é evidente que esse número esteja em constante crescimento. No entanto, é importante pensar em quais soluções todas elas deverão estar antenadas para disparar na frente. 

Tempo de Leitura: 10 min

Confira nesse Post: 

  • Novo Perfil do Consumidor
  • Vendas no e-commerce: esteja atento às soluções

Com a expansão constante dos e-commerces no Brasil e mais a crise mundial que tem afetado os negócios. Você deve estar pensando, “o cenário não está nem um pouco otimista”, não é mesmo? 

Se você está lendo esse post – sabe que embora seja uma situação muito difícil, você ainda tem esperança de que exista uma luz no fim do túnel, para continuar gerando vendas recorrentes. 

Eu te digo que existe sim, e para isso muitas empresas de pequenos, médios e grande portes, tem apostado em novas soluções no seu e-commerce em 2020 para vender mais online. 

Novo Perfil do Consumidor

Antes de falarmos sobre as soluções que o seu negócio pode aderir, não temos como abordar esse assunto sem falar do Consumidor 3.0, que nada mais é do que o novo perfil do Consumidor. É através dele que todas as ações, da sua empresa, devem ser estabelecidas e executadas de forma assertiva sempre pensando na sua experiência como usuário. 

O novo Perfil do consumidor tem utilizado a internet de forma dominante no seu dia a dia: seja para buscas de informações, opiniões e validações de outros consumidores antes de efetuar a compra de um produto/serviço. Seu perfil é extremamente exigente, onipresente e onisciente. 

Para que o engajamento com esse novo público aconteça, as empresas precisam estar preparadas para desafios a todo momento, e a palavra da vez para deixar esse novo perfil satisfeito é inovação!

Além disso, ele também preza por segurança na hora de comprar um produto; e ficará ainda mais feliz se esse produto oferecer uma garantia caso ocorra algum imprevisto durante a transação. 

Fazendo uma breve introdução, falar do Novo Perfil do Consumidor é falar sobre as tendências do mercado, sobre os recursos que surgem para melhorar cada vez mais a experiência dele, garantindo praticidade, segurança e as melhores práticas de atendimento no mercado. 

Vendas no e-commerce: esteja atento às soluções

Agora que você já entendeu um pouco sobre o novo consumidor, vamos falar quais soluções influenciam na decisão de compra desse novo perfil, e mais do que isso, aqueles que atendem todas as expectativas que ele está esperando.

Embora esse paradigma do novo consumidor pareça difícil de conquistar,  a boa notícia é, que a compra pela internet se tornou conveniente, e ele se sente mais confortável para aderir com facilidade as soluções que o mercado lhe proporciona através do mundo online. 

Algumas soluções que são tendências para 2020 no e-commerce são:

  • Inteligência Artificial como Chatbots, criação ou pesquisas centradas no cliente. O investimento dessas tecnologias ajudam a oferecer um atendimento mais ágil, utilizando máquinas que foram  programadas para atender a necessidade dos consumidores de forma personalizada. Na pesquisa centrada, oferecendo melhores experiências ao cliente no momento da compra. Dois recursos que funcionam muito bem para otimizar desempenho e reduzir abandonos de carrinho, por exemplo. 
  • Realidade Aumentada: essa tecnologia proporciona uma experiência mista entre a realidade e o mundo virtual. É bastante positivo também para quem trabalha com vendas complexas, permitindo que o cliente tenha uma experiência mais “real” das características do produto/serviço e suas especificações. 
  • Ferramentas no Mobile: acredito que não preciso nem escrever aqui todos os benefícios de se investir em Mobile, né? Já que é o device com a utilização que mais cresce no mundo. Lembra que já falei do novo perfil do Consumidor? Ele gosta de praticidade, e quando precisa de ajuda, o seu negócio precisa oferecer soluções fáceis e simples, e nada melhor do que proporcionar isso através da tela de um celular. 
  • Omnichannel: Com a integração dos canais que a empresa possui, é possível oferecer um ótimo atendimento aos consumidores, seja em qual canal ele começou o primeiro contato com a sua marca e terminou. Através dessa tecnologia, é possível melhorar o desempenho da sua equipe, impactar as suas métricas positivamente (adquirindo mais assertividade nos resultados) e o principal, garantir a satisfação do cliente.

Conclusão: 

Se diferenciar é muito importante em um cenário tão competitivo, mas de qualquer forma ainda há bastante espaço para crescimento. Não é a toa que temos presenciado a expansão de lojas virtuais no Brasil. 

Essas estratégias servem para qualquer segmento, seja de automotivos, moda, saúde, cosméticos ou varejo. Se você possui um e-commerce, é primordial torná-lo acessível e no alcance do seu público-alvo – a internet junto com a tecnologia, são aliadas e desempenham bem quando o assunto é inovação, satisfação do cliente e resultados.



Deixe uma resposta