Tipos de Consumidores em Lojas Virtuais

da redação
Kasterweb

principais_tipos_de_consumidores_em_lojas_virtuaisTodo comerciante que colocou sua loja no mundo virtual (ou seja, montou um E-commerce), sabe das vantagens e da importância de conhecer seu público alvo para efetuar uma maior quantidade de vendas e aumentar sua qualidade à partir de feedback dos usuários.
Mas, e os internautas (os verdadeiros consumidores de lojas virtuais)? Como eles pensam? Nunca saberemos, pois todo mundo é único, não é mesmo? Porém, como tudo na sociedade, possui uma certa linha de comportamento durante as compras Online. A partir desta ideia que as empresas data provider, DMP e Navegg, junto de lojas virtuais parceiras reuniram um conjunto de informações sobre o comportamento de cada usuário até o fechamento da compra.

Hoje em dia o internauta compra de qualquer lugar e compartilha sua experiência com outros usuários.
Hoje em dia o internauta compra de qualquer lugar e compartilha sua experiência com outros usuários.

Algumas das datas mais relevantes mostraram que 17% dos usuários, somado em conjunto, criam novas tendências experimentando novos produtos tecnológicos. Mas o mais interessante é ver como as compainhas que realizaram as pesquisas classificaram as informações adquiridas sobre o comportamento até efetuar a compra de quase 250 milhões de usuários e consumidores online. Confira a pesquisa e descubra qual público faz parte da sua loja virtual:

Principais Tipos de Consumidores em Lojas Virtuais:

Consumidores “ Despretensiosos”: para este consumidor, o importante para sua loja virtual é possuir promoções, preços baixos e formas práticas de pagamento. Marca aqui é apenas um adicional. Eles representam 18% da fatia.
Consumidores “Exploradores”: a fatia deste consumidor é de 17% da pesquisa. São pessoas que passam grande parte na internet pesquisando, não só o preço, mas as tendências do momento (como também criam elas). Este grupo tem em média de 18 a 34 anos e pertencem a classe “B”.
Consumidores “Seguidores”: este grupo é uma variação da categoria “exploradores”, porém o diferencial é que eles buscam seguir a tendência dos outros internautas e celebridades, ao invés de tentar criá-las. Representam 16% da pesquisa. É um público jovem, em média de 18 a 34 anos e gostam de passar a imagem de estarem acompanhando as “trends” do momento. São altamente influenciados pela mídia e o que os famosos estão utilizando no momento. Pertencentes na sua grande maioria tanto a classe “A” e “B”.
Consumidores “Vencedores”: representam 12% dos usuários pesquisados, que possuem em média de 35 a 59 anos. São internautas que gostam de exclusividade e podem pagar por isso, por tanto pertencem, em sua grande maioria, a classe “A”. É um público geralmente bem sucedido na vida profissional.
Consumidores “Transformadores”: este público é um tanto diferente e interessante. A fidelização é uma ferramenta para se trabalhar aqui. Classe jovem (entre 18 a 39 anos) representando 11% da fatia, este público busca por produtos ecologicamente corretos e transformam o mundo com suas ideias. Este publico faz questão de pagar por produtos desta categoria, e pertencem as classes “B” e “C”.
Consumidores “Batalhadores”: este público geralmente representa uma família e pertencem a classe “C”, ou seja, estes 10% levam em consideração a economia, passando parte de seu tempo pesquisando informações e funcionalidades antes de adquirirem um produto. Por ser um gênero familiar, as pessoas desta categoria possuem mais idade, variando de 35 a 54 anos.
Consumidores “Ostentação”: este público possui uma representação muito jovem, possuindo entre 14 e 35 anos. Uma dica aqui é a utilização do Marketing Emocional, já que grande parte deste público compra por impulso, não levando muito em consideração a funcionalidade dos produtos, mas sim o status que o mesmo pode trazer.
Consumidores “Conservadores”: Outro público onde fidelização e marca contam muito. Confiam bastante na qualidade dos produtos e nas lojas onde se sentem satisfeitos, fazendo da dedicação uma ferramenta altamente efetiva. É um público mais velho (entre 35 a 59 anos) e representam 8% da fatia.
Entre outras categorias, os citados aqui são os principais. Com análise de dados de mais de 100 mil blogs e sites, esta é uma ótima informação para você que busca conhecer seu público e trabalhar melhor nele para aumentar a efetividade de sua Loja Virtual.
Mas e você, já conhece seu público? Se não, o que está esperando para utilizar estas informações a seu favor?   



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

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