Qual a diferença entre anúncios pagos e orgânicos?

Renata Rodrigues
da KasterWeb

Atualizado em 12/11/2015 às 18h37

capa-googleQual a diferença entre anúncios pagos e orgânicos?

Quando fazemos algum tipo de pesquisa no Google, por exemplo, digito ‘tênis verde’, logo em seguida a ferramenta faz uma filtragem dos sites que tem esse produto. Vamos analisar a imagem abaixo:

Note que o primeiro resultado está com uma tarja em amarelo escrito “anúncio”, como também do lado direito da tela. E esses primeiros links com a descrição em amarelo são os links patrocinados, ou seja os anúncios pagos.

Como funciona os links patrocinados?

A empresa que vende o tênis verde, por exemplo, paga ( ao google) apenas quando o seu anúncio recebe um clique. O principal diferencial dos Links Patrocinados é que eles geram resultados para empresas de todos os portes, desde uma micro até uma gigante empresa.

Qual valor do link patrocinado?

O valor do clique é determinado por uma espécie de leilão; porém, não conta apenas o lance maior para o anúncio ficar bem posicionado, é somado também o Índice de Qualidade (IQ) do anúncio.

Vamos supor o seguinte: um anúncio tem o lance de R$1,00 e IQ 3 (então, 1×3=3); o outro tem IQ 7 e dá o lance de R$0,50 (então, 7×0,5=3,5).

O que é IQ – Índice de Qualidade?

É o conteúdo do seu site ou loja virtual. O google analisa criteriosamente diversos itens, entre eles a atualização e a qualidade dos conteúdos. A ferramenta privilegiará os anunciantes que criarem bons anúncios, com páginas de destino relevantes e permitirá que eles fiquem bem posicionados, mesmo pagando menos que o seu concorrente.

Resultados orgânicos – naturais

Vamos analisar a imagem acima novamente! Abaixo dos links patrocinados, os que estão com as tarjas em amarelo, segue outros links comuns, sem nenhuma característica diferente. E estes são os resultados orgânicos, conhecidos também como naturais.

Bom, esses não tem custo! Porém, é realizado um trabalho minucioso para que esteja na primeira página e entre os primeiros, depois dos anúncios pagos, claro.

Esse serviço é chamado de SEO – Search Engine Optimization, que são conjuntos de técnicas, métodos e estudos que visam melhorar o posicionamento de sua página no mecanismo de busca.

Quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, como no exemplo, usamos a palavra ‘tênis verde’. O objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.

Ainda tem dúvida? Seu site está entre os primeiros no Google? Ainda não? Entre em contato conosco. Comente!!!



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