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Toda plataforma digital é considerado um e-commerce, no qual são vendidos produtos online. Assim um consumidor pode adquirir um produto específico pela internet mesmo estando a quilômetros de distância do vendedor. Como sabemos, a internet é um ambiente bastante vasto, diversificado e recheado de informações. Muitas vezes os conteúdos presentes podem ser ofuscados pelo mar de dados encontrados dentro de tal rede global, atrapalhando as vendas dos comércios virtuais.

Nesse sentido, é importante que os proprietários de e-commerce utilizem ferramentas específicas para a divulgação do seu negócio. Entre elas, serão abordadas: o marketing de conteúdo na internet, incluindo as redes sociais, dentro das quais podem ser encontrados os muito e utilizados links patrocinados, e as técnicas de SEO.

O marketing de conteúdo na internet

Uma estratégia de marketing de conteúdo, como o nome já indica, nada mais é do que a produção de conteúdos interessantes e valiosos por parte de uma empresa com o intuito de fornecer ao seu público-alvo uma imagem positiva da marca bem como, atrair as pessoas para um e-commerce específico. Com isso, uma empresa que pratica o marketing de conteúdo possui a capacidade de ampliar a sua rede de clientes.

Isso decorre do fato de que na era digital o consumidor vem cada vez mais ganhando autonomia para escolher quais modalidades de conteúdos ele quer consumir. Por essa razão, uma empresa precisa atrair a atenção das pessoas para colocar o seu e-commerce em evidência.

Dentre os exemplos de conteúdos desenvolvidos para negócios destacam-se os sites de decoração e design de interiores, onde encontra-se conteúdos mais técnicos como é o caso de artigos sobre portão de garagem e alguns outros que carregam dicas para decorar espaços, por exemplo os que contêm  textos que falam sobre ladrilho hidráulico e artefatos cerâmicos.

Esses conteúdos são de grande importância pois, conseguem atrair um grande número de pessoas para o site de e-commerce de uma empresa. Pensando nos exemplos citados assuntos relacionados ao serviço como de impermeabilização de piscinas são muito buscados, principalmente quando os mesmo constitui dúvidas nas pessoas.

Por isso, provavelmente alguém que tem interesse em saber mais sobre aspectos técnicos de um produto irá interessar-se e criar uma visão positiva pela empresa geradora de conteúdo. O mesmo ocorre com marcas que oferecem dicas de decoração, podendo elas vincular a mensagem do conteúdo com os produtos disponibilizados pela empresa.

As redes sociais para as estratégias de SEO

Atualmente, não só os sites estão sendo utilizados para a veiculação de conteúdos mas, também as redes sociais. Isso pode ser explicado pela característica principal das redes sociais tais como Facebook, Instagram e Twitter: Elas são capazes de direcionar um conteúdo a um público específico.

Isso acontece porque as redes sociais fazem uso de algoritmos que levam os conteúdos produzidos pela empresa de e-commerce para possíveis potenciais consumidores daquele determinado produto, levando em consideração os seus gostos e afinidades. Dessa forma, acertando a postagens para o público específico pode atrair pessoas para as páginas das empresas e, consequentemente, para as suas respectivas plataformas de e-commerce.

É importante ressaltar que hoje em dia, algumas redes sociais como o Facebook já contam com ferramentas digitais de marketplaces, ou seja, praças de vendas online as  quais já entram no nicho de atuação como plataformas de e-commerce.

Outra característica interessante é que as publicações criadas por empresas nas redes sociais podem ser impulsionadas por meio dos chamados “links patrocinados”. Esses links tratam-se de postagens clicáveis que podem direcionar o usuário a sites desejados pelas empresas.

Eles são nomeados como patrocinados porque quando o anunciante investe uma determinada quantia monetária nas redes sociais a postagem consequentemente recebe um alcance maior de usuários em relação a uma postagem veiculada apenas para os seguidores de uma página ou perfil.

Além disso, as redes sociais permitem um contato mais próximo entre as empresas e os clientes, funcionando como um relacionamento “cara-a-cara” em que as pessoas podem tirar dúvidas, fazer reclamações e obter mais informações sobre um produto disponível na plataforma de e-commerce, com a sensação de maior afinidade com o atendente.

Outras estratégias que complementam as técnicas de SEO de um e-commerce

Na maioria das vezes, as estratégias de marketing não atuam sozinhas. Portanto, é importante dar evidência a outros conceitos, tais como:

  • Inbound marketing;
  • Outbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de relacionamento.

O inbound marketing nada mais é do que o ato de atrair o cliente para a compra. Já o outbound marketing visa induzir uma compra. O marketing de conteúdo, como já falado anteriormente, tem o objetivo de criar conteúdos para atrair e alimentar os clientes. Por último, o marketing de relacionamento é a técnica de manter contato com o cliente pré, durante e pós-venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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