Palestra Marketing de Conteúdo Sebrae – Eduque o cliente a comprar

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palestra-marketing-conteudo-cNo dia 27/07 (Quarta-Feira) tivemos a oportunidade de adquirir importantes informações com Karine Borges, especialista a 10 anos no Marketing Digital, sobre um dos assuntos que, apesar de já ter força nos estados do sudeste e sul do país, ainda está em crescimento nas demais regiões: O Marketing de conteúdo. Como Karine mesmo mencionou, o Marketing de conteúdo não se concentra apenas no digital apesar de ser o grande foco. Além de investimento consideravelmente menor, também gera mais resultados mensuráveis, permitindo as empresas traçarem novas estratégias e aumentarem seus resultados.
Se você perdeu a palestra Marketing de Conteúdo Sebrae, pode acompanhar os principais trechos em nosso Twitter: https://twitter.com/kasterweb
O evento iniciado pela StartUpMT com o apoio do Sebrae contou com vagas limitadas. Muitos dos participantes eram empreendedores individuais ou micro empresas que estão somente agora entrando para a era digital. Alguns relataram já estarem utilizando ferramentas digitais, como redes sociais ou afiliados (Mercado Livre) enquanto que outros ainda estavam aprendendo a importância e como começar a deixar a marca visível na internet. Sendo Karine Borges a organizadora do Meetup “Empreendendo com Marketing Digital” em Cuiabá (MT), o início da palestra (19h) contou com 20 minutos de Coffee com refrigerantes e salgados para os participantes realizarem Networking.

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Coffee de oportunidade para networking entre os participantes

Um pouco antes da palestra, Karine se apresentou aos que já estavam sentados em seus lugares. Em conversa especial com a Kasterweb antes do início da palestra, ressaltou a importância da comunicação e de como a palestrante almeja fomentar o mercado mato grossense com suas ações, sendo uma delas o Meetup que organiza, que já conseguiu apoio de espaços gratuitos no Coworking e do próprio Sebrae.

“Comunicar é minha razão de viver” – Karine Borges

Ao início da palestra, Karine informou sobre sua história com o Marketing Digital, na qual começou como agência. No decorrer de seu trabalho, notou que havia um quesito muito importante, que fez com que ela se tornasse referência e autoridade no segmento: A comunicação direta com o cliente. Ressaltou que grande parte das empresas, quando utiliza o Marketing para alcançar e angariar novos clientes, muitas vezes pensa na qualidade e vantagens que seu produto tem para oferecer, e não no cliente que está para comprar. Isso faz com que  empresas não trabalhem diretamente com o nicho que utiliza seus produtos e serviços, assim tentando abranger a todos e muitas vezes atingindo o público errado, não gerando resultados.

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Alguns números de acessos fornecidos na palestra de Marketing de Conteúdo

Carregando 16 anos de empreendedora nos ombros, Karine ressaltou que o que fez a mesma perceber o resultado que poderia obter foi literalmente “ouvir o cliente”. Mas não da maneira como as empresas tentam fazer, mas sim, traçando uma estratégia inteligente.

Mas onde se encaixa o Marketing de Conteúdo neste contexto?

Segundo a palestrante, o conteúdo tem sido usado amplamente, mas para fazer da maneira correta, ele deve não só falar com o público certo, como também ser autêntico. Um dos maiores erros que a empreendedora vê no mercado são os empreendedores não disponibilizarem o preço de seus produtos em sites catálogos ou até mesmo institucionais. Muitos empreendedores ainda pensam que apenas em E-commerces (que possui o módulo de pagamento) é que se deve colocar o preço. Karine informou que as pessoas não tem mais tempo hoje em dia para ficar procurando toda hora, e que acessar um site e não saber do preço, tendo que entrar em contato de outras formas com a empresa, afastam as pessoas mais do que se elas achassem o preço caro. Porém, se tal empresa já trabalha com conteúdo de qualidade para levar o consumidor até a página do seu produto com o preço, você já se tornou autoridade na vida desta pessoa.

“Pesquisas revelam que empresas que exibem os preços em seus websites vendem de 3 à 5 vezes mais do que empresas que não revelam esta informação” – Karine Borges

Uma das participantes informou que já havia tentado esta estratégia no Instagram, porém não havia produzido resultados, quando que sem o preço, obteve contatos. Karine informou que o maior erro é informar preço pelas redes sociais. As pessoas quando acessam Facebook, Twitter, Instagram, etc… buscam algo sentimental. Esta é a zona para as empresas investirem em imagens e conteúdo de qualidade para fazer o usuário clicar e ir até o site da marca, e de lá sim, poder averiguar os preços.

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Ao final da palestra, participantes tiveram a oportunidade de realizar perguntas.

Um dos pontos mais importantes da palestra Marketing de Conteúdo Sebrae foi a informação de potencialização. A marca tem que ir além de simplesmente vender o produto. Ela tem que transformar o consumidor em um patrocinador da marca, pois, como a ministradora da palestra mesmo informou “Boca a boca não tem igual para influenciar o seu mercado”. Além de exibir marcas de renome que deixaram seus produtos em segundo plano deixando as pessoas em evidência para potencializar suas vendas (como a Coca-Cola e o Bombril), também ressaltou sobre a importância do seu conteúdo ser autêntico e ter uma personalidade, ou seja, uma maneira de falar e engajar com seu público. Não venda o produto, venda sua autoridade em entender do assunto e exiba links como revendedor deste produto para criar o conceito de autoridade na mente do cliente. E lembre-se, acredite no que você faz!

“Você é a cara do seu negócio”,”Qual mensagem sua empresa quer deixar para o cliente?” – Karine Boirges

 
Se gostou da palestra e viu a importância de ser referência digital, contate a Kasterweb, empresa especializada em sites e transforme sua marca em referência no ambiente digital!

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(fonte desta foto: Karine Borges Linkedin)



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.