O que preciso ter em mãos para abrir um e-Commerce?

Você já teve aquela ideia bacana de ganhar bastante dinheiro, tendo o produto ou o serviço para vender online, mas sem saber como fazer para vender na internet?

Pois é, já é uma realidade todo o aspirante a empreendedor pensar em uma loja virtual, mas logo atrás da ideia vem a dúvida que faz com que muitos desistam: do que preciso para começar a produção de um e-Commerce?

Por isso resolvemos trazer o checklist do que é necessário para iniciar a produção da sua Loja Virtual do zero! Confira.

O que é necessário ter em mãos para iniciar a produção de um e-Commerce?

Sim, existem alguns itens que já se deve ter mãos ao contratar um desenvolvedor ou uma agência para produzir sua loja virtual.

Tenha em mãos o nome da sua empresa Tenha em mãos o nome da sua empresa
Tenha em mãos o nome da sua empresa Tenha em mãos o nome da sua empresa

1. Tenha definido o nome da sua empresa

Pode parecer algo simples, porém é facilmente esquecido, principalmente com quem tem a ideia de abrir um e-Commerce sem ter uma loja física.

Ao escolher um nome para sua empresa pense em um que seja amigável para os internautas digitarem no Google, com letras que eles estão acostumados a utilizar (então evite ao máximo “K”, “Y” e “W”), porém procure não utilizar um nome muito comum, já que você pode acabar competindo com grandes nomes do mercado digital.

Outra dica é buscar o nome que você escolheu no Google, para ver quais lojas estão posicionadas e se elas vendem o mesmo tipo de produto\serviço que você, ou se só possuem um nome similar.

Todo desenvolvedor irá perguntar o nome da sua empresa, pois ele é extremamente importante para o lançamento da sua loja virtual. Não só devido a identificação, mas para outros fins também, como a escolha do domínio (Ex: www.minhaloja.com.br).

Tenha em mãos a logomarca e as cores que você quer para o visual do seu site
Tenha em mãos a logomarca e as cores que você quer para o visual do seu site

2. Tenha uma logomarca e tenha no máximo 3 cores para trabalhar na sua Loja Virtual

Todo e-Commerce possui uma logo. A logo é uma identidade visual de fácil reconhecimento dos usuários. É ela que associa a sua empresa com os produtos/serviços que você irá vender.

É muito importante possuir um, pois o desenvolvedor ou agência irá solicitar para você durante a criação do e-Commerce. Não importa se você irá contratar uma empresa para produzir a logo, ou um amigo que possui um conhecimento com edição de imagem ou até mesmo se você, tendo um conhecimento com ferramentas de edição, irá fazer um.

Só tenha em mente que esta logo será a identificação visual da sua loja virtual, então procure trabalhar com uma logo que lhe agrade, já que ela vai acompanhar seu e-commerce durante a vida do mesmo.

Quanto as cores, é bom não deixar o visual do seu site muito colorido, assim dificultando a navegação do e-Commerce para os usuários. O recomendado é 2 (no máximo 3), sendo interessante utilizar as cores que você tem na logomarca da sua empresa.

Faça um planejamento da sua empresa
Faça um planejamento da sua empresa

3. Tenha definido o que sua empresa irá vender\fazer e coloque no papel

Se você ainda não fez isso, sua empresa já esta atrasada!

Ter definido os produtos que você irá vender, ou serviços que irá prestar, é de suma importância para a rápida entrega do seu e-Commerce.

Uma dica: defina a categoria dos seus produtos, faça uma pesquisa de preço para definir quanto será o valor deles. Procure já se informar dos preços de entrega ou de transportadoras, só para calcular o preço final do produto.

Também é importante já ter definido a região de atuação do seu e-Commerce. Irá vender só na cidade ou no estado? Será possível distribuir no Brasil todo?

Todas essas informações são relevantes para a rápida entrega da sua loja virtual.

Defina quantos e quais e-mails seu e-commerce irá trabalhar
Defina quantos e quais e-mails seu e-commerce irá trabalhar

4. Defina os e-mails que seu e-commerce terá para atender seus clientes

Geralmente, ao lançar um e-Commerce, o desenvolvedor/agência responsável pela criação irá criar alguns e-mails para sua empresa com o domínio da sua loja virtual (exemploe@minhaloja.com.br).

Independente se você irá utilizar este e-mail profissional, ou o próprio gmail/hotmail, é sempre importante já definir quais serão as áreas de atendimento que você terá em seu e-Commerce.

É sempre bom fazer uma lista e, se for utilizar os servidores de e-mail comum (@gmail/@hotmail), você mesmo já pode criar eles. Segue uma lista de exemplo:

atendimento@ (minhaempresa, gmail ou hotmail .com.br)
financeiro@ (minhaempresa, gmail ou hotmail .com.br)
sac@ (minhaempresa, gmail ou hotmail .com.br)
vendas1@ (minhaempresa, gmail ou hotmail .com.br)

Faça uma pesquisa para ter referência de outras lojas virtuais que vendam o mesmo produto/serviço
Faça uma pesquisa para ter referência de outras lojas virtuais que vendam o mesmo produto/serviço

e por aí vai…

5. Pegue referências de outros sites

Você possui uma concorrência que já possui uma loja virtual na internet? Existe algum e-commerce que você ache bonito, mesmo não sendo concorrente?

Não perca tempo, anote essas referências e, quando for fechar o desenvolvimento do seu e-Commerce, passe para o desenvolvedor!

Informe o que você gostou deste site: foi a disposição dos produtos? As cores? As funções? As categorias?

Enfim, toda informação ajuda o desenvolvedor/agência a criar o design da sua loja virtual de maneira rápida e eficiente, assim sendo possível lançar a loja em tempo menor.

Agora que você já sabe o que é necessário ter para iniciar o desenvolvimento do seu próprio e-Commerce de sucesso, é só ter essas informações em mãos e procurar um bom profissional ou agência de desenvolvimento web!

Já lançou um e-Commerce mas não sabe o que fazer a seguir? Não entre em pânico, leia nosso artigo “Lancei meu e-Commerce, e agora?” e saiba o que fazer a seguir!



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta