Como testar sua loja virtual e ter certeza que o seu e-Commerce está funcionando?

Só o empreendedor que lançou sua própria loja virtual sabe a satisfação que é ver seus produtos sendo exibidos para os internautas em um site funcional e bonito.

Porém, ninguém faz um e-Commerce para ficar apreciando sua navegabilidade e beleza! A loja na internet é, acima de tudo, uma ferramenta que, quando realizado de maneira assertiva, gera resultados positivos e lucro para a empresa.

Devemos lembrar que a tecnologia vive evoluindo e que, para que o ecommerce se mantenha funcional, é necessário estar sempre atualizando a plataforma e suas ferramentas. E claro, tudo isso requer testes constantes.

Por que devo testar minha loja Virtual?

Não adianta gastar rios de dinheiro e depois reclamar que a loja virtual não deu resultados devido a qualquer motivo se não o real: que você não cuidou bem dele!

O e-Commerce, como falamos no artigo anterior, requer uma pessoa operando a mesma. Mesmo que o seu e-Commerce tenha integração com um sistema interno, é necessário fazer ajustes no nome\descrição dos produtos e atualizar as tabelas das transportadoras e das informações para o Google.

E claro, envolve testes semanais, ou se você tiver um gerente de e-Commerce, até diários, assim assegurando com que cada venda feita na loja virtual realmente contabilize para o lucro da empresa.

Como posso testar minha Loja Virtual?

Se você não possui um gerente de e-commerce, não entre em pânico! Possuímos algumas dicas básicas de como testar sua loja virtual:


1. Faça um cadastro no seu site

Crie um e-mail de teste no gmail ou hotmail, ou então utilize um pessoal, e teste como funciona a criação de uma conta para poder comprar na sua Loja Virtual. Durante a criação do cadastro da conta em seu e-commerce, observe:

  • Foi fácil fazer o cadastro?
  • Está bem explicado as informações que devem ser inseridas no cadastro?
  • Todos os campos funcionaram corretamente?
  • Teve algum campo que não foi obrigatório preencher, mas deveria ser?
  • Ficou lento ou travou em algum passo?
  • Existe alguma informação que você deveria solicitar no cadastro e o campo não existe?

Também é muito importante testar se é possível realizar uma compra sem estar cadastrado (e consequentemente logado) na sua loja virtual, e se ele pede para fazer o cadastro depois de clicar em “comprar” com os produtos no carrinho de compras. Nada mais frustrante para o comprador do que colocar tudo no carrinho, efetuar o cadastro no final, e perder os produtos que estavam lá dentro após concluir o cadastro.


Tenha sempre em mente que o internauta não gosta de:

  • Demorar muito para efetuar um cadastro! Meno é mais neste caso. Só peça informações necessárias e de preferência tudo em uma página só!
  • O internauta gosta de informações claras. Corte “Smartphones” e “correio eletrônico”, ao invés disso coloque “telefone” e “E-mail”.
  • Se estiver lento durante a criação do cadastro, averígue primeiro a internet e o computador antes de achar que é a plataforma da loja virtual.


2. Faça uma compra no seu site

Este é o teste mais importante! Quer ver um possível futuro cliente correr longe da sua loja é ele tentar comprar um produto no seu e-Commerce e não conseguir devido há algum erro.

Geralmente a empresa ou desenvolvedor que criou o seu e-commerce deixa ativado um produto de teste, para você testar compras. Você pode buscar no Google por cartões de créditos teste, na qual o módulo de pagamento barra no administrativo, porém deixa você passar da tela de compra, somente para testar o fechamento do carrinho da sua loja virtual (confira mais abaixo sites que geram cartões de créditos).

Como administrador, na tela administrativa do seu ecommerce sua compra será barrada pelo módulo de pagamento, porém ao menos poderá testar a compra em seu site, na qual é o mesmo processo que o cliente passa. Tenha certeza de que sua tela de compra, carrinho e fechamento de carrinho sejam:

  • Limpas e com informações claras
  • Que todos os campos estejam funcionais
  • Que tenham opções de fácil usabilidade, como por exemplo remover itens do carrinho
  • Tenham poucas páginas para o cliente não perder muito tempo até o fechamento de carrinho
  • Que indique o preço do frete (caso haja) conforme o cliente selecione o método de despacho do produto comprado
  • E que tanto o cliente quanto o próprio administrador do e-Commerce recebam um e-mail informando que o produto foi comprado.


3. Teste sua loja virtual no celular

As vendas através do celular crescem a cada ano que passa. Será que sua loja está funcionando corretamente em aparelhos onde a tela é menor?

Nós chamamos as tecnologias que se adaptam a diversos tamanhos de tela de responsivo, e se sua loja virtual não foi desenvolvida pensando também no celular, você já está atrás da concorrência! Então teste e cobre a agência\desenvolvedor que criou sua loja virtual caso haja algo errado!


4. Realize outros testes

Outros testes menores, porém não menos importantes, que você pode fazer:

  • Testar o chat do seu site, tentando falar com um atendente através de outro computador
  • Testar o formulário de contato do seu site, caso haja algum
  • Assim que publicar um novo produto, averiguar se está aparecendo no site
  • Verificar se os demais links estão funcionando navegando em seu site (menus, links do rodapé, redes sociais, etc…)

Ferramentas para testar o seu e-Commerce

Existem algumas ferramentas de teste e outros serviços que podem fazer toda diferença para o sucesso da sua loja virtual. Confira algumas abaixo:

Testar a loja virtual pode prevenir problemas maiores no futuro (como reclamação de internautas) e também garantem a saúde do e-Commerce, aumentando a probabilidade de fazer com que as vendas não sejam perdidas por desistência, devido há problemas na plataforma.



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

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