Google Analytics pode combater o abandono de carrinhos!

Renata Rodrigues
da Kasterweb

Atualizado em 15/09/2015 às 16h02

google_analyticsA principal satisfação para quem tem uma loja virtual é ver que o cliente concluiu uma compra e, por isso vamos te ajudar a melhorar esse processo através do Google Analytics.

Você sabe quais são as razões que levam os consumidores a abandonarem a compra?

Bom, existem várias explicações, como os altos custos de frete, formulários complicados ou problemas para acessar os carrinhos de compra, claro que dependerá da estrutura do seu e-commerce.

Ações de reversão

Como solucionar esse problema? As alternativas são ações. Como por exemplo, E-mail Marketing, oferecer um bom produto com desconto e cupons de descontos também, frete zero, etc. Isso mostra que você está atento e se importa com o benefício dos seus clientes e visitantes, assim estimula uma conversão(vendas) de imediato.

Só que essas estratégias depende inteiramente da etapa em que os consumidores desistiram da compra. E as boas novas são: existe uma ferramenta maravilhosa para descobrir isso – Google Analytics. Lembrando que é de suma importância acompanhar as ferramentas de Marketing do seu e-commerce também!!!

Conheça 7 vantagens que o Google Analitics oferece:

1. Preço:

Google Analytics é um serviço totalmente gratuito e claro oferecido pela Google. Qualquer pessoa pode ter acesso desde que tenha uma conta(e-mail) cadastrada. E para usar os serviços dessa ferramenta é preciso que sua loja virtual tenha um site ou blog.

2. Fácil de instalar:

Depois de pronta a conta no Google, você usa gmail para fazer o cadastro, dura alguns segundos apenas.

3. Relatórios:

A ferramenta fornece relatórios de conteúdo e estatísticas dos acessos que ajudam você a compreender quais partes do seu website estão indo bem ou mal e quais páginas são as mais conhecidas para que você possa criar uma experiência melhor à seus clientes.

4. Interface Amigável:

Um mecanismo que todos conseguem manusear e não é preciso de cursos ou estudos específicos para entender o Google Analytics. As informações são curtas, claras e objetivas, além de apresentar um visual limpo.

5. Gráficos:

Existem também os relatórios pré-definidos que ajudam no acesso às informações gerias que são basicamente: a quantidade de visitantes e as fontes de tráfego. Mais os relatórios personalizados que são gerados através do filtro de dados, que é algo mais segmentado, podendo organizar por departamentos.

6. Campaign Tracking:

Seria interessante o empresário utilizar o Google Adwords também, porque por meio dele é possível mensurar o desempenho de suas campanhas. É simples! Copie os parâmetros e cole no link, assim ele vai agrupar as visitas de acordo com aquela campanha em específico, agilizando o processo de análise, sem contar o resultado seguro.

7. Metas:

Para alcançar qualquer objetivo, primeiro é necessário traçar metas – escrevê-las, como também para seu e-commerce, isso é fundamental para o desempenho do seu sucesso. E, acredite, com o google analytics é possível acompanhar de pertinho cada uma das suas metas. Só que as suas metas podem variar, tudo vai depender da demanda da empresa, como no processo de vendas, cliques em determinada área, produtos e até mesmo a quantidade de vendas.

Esse mecanismo irá facilitar em sua análise do ROI (retorno do investimento) que mede a relação entre seus lucros e seus custos de publicidade, destacando as estratégias de maior sucesso e tendo a chance de fazer diferente nas próximas metas à serem cumpridas.



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