11° Feira do Empreendedor e StartUp Day em Cuiabá – Sebrae

A 11° edição do maior evento do Sebrae de empreendedorismo no estado ocorreu, como nas últimas edições, no Centro de Eventos do Pantanal, em plena capital mato-grossense entre os dias 26 à 28 de setembro, com duração de 7 horas cada dia (da 13h às 22h).

Este ano a Feira do Empreendedor contou com 60 expositores, porém o primeiro dia (26/09), apesar de ter tido uma pequena fila que se estendeu até ao lado de fora do centro de eventos, teve poucas visitas nas primeiras horas, diferente dos anos anteriores.

Uma pequena fila se formou ao lado de fora para o cadastramento do evento.

 

Outro fato que chamou a atenção é que o espaço de exposição contou com menos estrutura e um espaço relativamente menor quando comparado a 2015, por exemplo. Além de um galpão a menos, os expositores contaram como mais espaços abertos e poucas cadeiras.

Feira do Empreendedor | StartUp Day - Expositores
As primeiras horas da exposição contou com poucas pessoas, mesmo com uma fila ao lado de fora para realizar o cadastramento.

O publico no entanto contou com uma ampla praça de alimentação, com boa variedade de comida e preços acessíveis no extenso evento.

As palestras da Feira do Empreendedor fizeram grande sucesso

No primeiro dia, a palestra de Rick Chesther teve uma audiência tão grande que a equipe do Sebrae colocou caixas de som ao lado de fora do auditório para que as pessoas que não conseguiram entrar pudessem acompanhar a palestra.

Outro elogio que deve ser feito é que a equipe do Sebrae não esperou ocorrer o mesmo problema no segundo dia, quando ocorreu a palestra de Geraldo Rufino; o Centro de Eventos do Pantanal já constava com telões fora do auditório para que as pessoas que não conseguiram entrar na palestra pudessem acompanhar as informações de Rufino.

Feira do Empreendedor | StartUp Day - Palestrantes
Muitas palestras foram realizadas na Feira do Empreendedor. As mais esperadas foram de Titto, Chesther e Rufino (ordem dos nomes da esquerda para a direita).

StartUp Day – evento paralelo

No último dia da Feira do Empreendedor (28/09), ocorreu em paralelo o Startup Day no auditório das Borboletas, no segundo andar do Centro de Eventos do Pantanal.

Diferente da Feira do Empreendedor, este havia o custo de R$100,00 para um dia inteiro de palestras, que começou às 8h e terminou somente as 21h15, contando com dois coffee breaks com comes e bebes gratuitos e mais um intervalo para almoço.

As três primeiras palestras (ocorridas na parte da manhã) iniciou com Bruno Nardon, fundador da Rappi, trazendo informações estatísticas do mercado digital e passando estratégias aos empreendedores.

O brasileiro fica em média 4 horas por dia no celular.”

Feira do Empreendedor | StartUp Day - Palestras
Diferente do primeiro dia, tanto a feira do empreendedor quanto o StartUp Day obtiveram um grande número de pessoas, principalmente para ver as palestras.

O período matutino também contou com Luiz Candreva, que já participou de outras Startup Day e Gustavo Caetano. Este último informando que “as novas empresas (agora digitais) não mudaram em relação as antigas, mas sim inovaram, pois os problemas que elas resolvem (para seus clientes) ainda são os mesmos.”.

A StartUp Day também passou por contratempos

Na parte da tarde ocorreram alguns contratempos. Logo após o almoço, houveram atraso por parte de algumas palestras, além da apresentação do StartUp Chile (com Joussen Arteaga) que contou com uma péssima tradução e qualidade baixa no volume dos equipamentos.

No entanto logo o publico se animou com Marcio Ballas, veterano apresentador de televisão que, nos intermédios de uma palestra para outra, animava o publico com piadas, premiações e histórias.

Feira do Empreendedor | StartUp Day Murilo Gun
Murilo Gun, apresentador de uma das palestras mais esperadas do evento.

A última palestra da noite (e a mais esperada) foi com o humorista Maurilo Gun que, como já era de se esperar, arrancou sorrisos de toda a plateia.

Porém sua palestra não ficou para trás do seu grande humor, transmitindo um conhecimento importantíssimo sobre inovação para os empreendedores presentes. Sua apresentação foi didática, com um discurso de fácil compreensão.

Não foi ao evento? Você perdeu um bom conhecimento com as palestras ali apresentadas como também a chance de fazer um bom network, mas fique tranquilo! É muito provável que a Feira do Empreendedor retorne nos próximos anos em Cuiabá.

Feira do Empreendedor

Vinicius Tarouco
Vinicius Tarouco

Opinião do redator

A Feira do Empreendedor este ano assustou um pouco no início. Os expositores possuíam um galpão a menos (em relação a 2015), as cabines estavam menores e abertas (ao invés das estruturas fechadas) e o início do primeiro dia, apesar da fila no cadastramento, foram pouquíssimas pessoas presentes.

No entanto as palestras tiveram um desempenho excelente. Uma reclamação que tenho aos eventos de empreendedorismo (não se limitando à Feira do Empreendedor) é que muitas palestras são para novos empreendedores, sendo mais motivacionais do que práticas.

Desta vez o equilíbrio foi melhor. Tivemos grandes nomes do ramo de negócios (junto da StartUp Day) e também palestras com dicas práticas e palpáveis para os empreendimentos que já se encontram ativos.

Galeria de Fotos
Feira do Empreendedor | StartUp Day



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta