Evento – Luxemburgo o salto internacional da sua empresa

Tags: , , , , , ,

E aí empreendedor cuiabano! Já pensou em abrir sua empresa na Europa?

Esta foi a proposta do evento realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de Mato Grosso denominado de Luxemburgo o salto internacional da sua empresa.

O evento realizado no parque tecnológico mato grosso, hoje localizado em uma das alas do estádio Arena Pantanal no dia 5 de junho de 2019 contou com representantes da embaixada de Luxemburgo e diversos empreendedores com o sonho de transformar suas empresas em negócios offshore.

O evento ocorreu em uma das alas do estádio Arena Pantanal
O evento ocorreu em uma das alas do estádio Arena Pantanal.

A participação foi relativamente cheia se levada em consideração o número de cadeiras dispostas no evento, e também pela facilidade e janela de tempo da inscrição para os participantes do evento. Bastava somente enviar um E-mail informando os dados. Mesmo assim, não fomos solicitados a apresentar nenhum tipo de documento ao chegar no local.

Luxemburgo é uma aposta certa para abrir sua empresa em território estrangeiro?

Infelizmente a própria proposta do evento não respondeu esta dúvida. O palestrante focou mais em contar a história e dados demográficos daquele país, assim como ressaltar, segundo o mesmo, a estabilidade da moeda de Luxemburgo em relação a outras regiões da Europa.

SEO da Kasterweb Douglas Villar e o jornalista Vinicius Tarouco participaram do evento
CEO da Kasterweb Douglas Villar e o jornalista Vinicius Tarouco participaram do evento.

Em determinado momento, fomos levados a acreditar que seríamos informados de quais segmentos um dos menores países da Europa necessita, mas ao invés de responder esta pergunta, o palestrante Felipe Diniz informou somente de empresas internacionais que já atuam em Luxemburgo. Ao final da palestra, um participante que possui uma empresa de tecnologia chegou a perguntar exatamente isso (quais segmentos Luxemburgo precisa em seu país) e a resposta dada foi completamente diferente.

Felipe Diniz informando sobre a importância da internacionalização de uma empresa
Felipe Diniz informa sobre a importância da internacionalização de uma empresa.

No entanto, tivemos alguns pontos interessantes quanto ao funcionamento fiscal do país, como por exemplo o paraíso fiscal, onde Diniz informa que é possível abrir uma empresa em Luxemburgo em um dia e somente com um euro. Esta parte da palestra abriu portas para a possibilidade de informar aos participantes quais sites acessar e como realizar o processo de seleção para se tentar levar, ou então abrir, uma empresa em Luxemburgo, da qual infelizmente também não foi aproveitada pelo palestrante.

No final tivemos um coffe de ótima qualidade que possibilitou em um prazeroso e abrangente networking entre os participantes, entre jovens e experientes.

O evento foi relativamente cheio pela quantidade de assentos disponíveis. Lembrando que o evento foi de graça
O evento foi relativamente cheio pela quantidade de assentos disponíveis. Lembrando que o evento foi de graça.

Opinião do redator:

Vinicius Tarouco

Devemos sempre agradecer por eventos de empreendedorismo, principalmente os gratuitos e de boa estrutura, acompanhado de comes e bebes para abrir uma janela de networking no final ou início de um evento. Mas me perturba saber que tantos jovens e empreendedores iniciantes que possuem grande empolgação em apreender e ensinar acabem indo em palestras de pouca ou quase nenhuma serventia, ou então pouco informativas.

As vezes sinto que estes eventos são feitos por pessoas ligadas ao governo em cargos de importância (e deixo claro aqui que não sou desses que acha que o governo é culpado por tudo e entendo de sua serventia para o estado como um todo) para tentar atrair somente uma empresa que possua bastante dinheiro, assim conseguindo pagar os custos do evento e arrecadando parte do lucro para outros propósitos, sejam eles legais (para promover outros eventos por exemplo) ou não.

 

O lindíssimo estádio do Arena Pantanal foi o local da palestra
O lindíssimo estádio do Arena Pantanal foi o local da palestra.


Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta