fbpx

Entenda a importância de diferenciar a estratégia da loja física e do e-commerce

Se você chegou até aqui, então, uma das dúvidas que está tirando o seu sono é: será que a estratégia utilizada na loja física funciona também para o e-commerce?

Bom, também pode ser que você já esteja aplicando esta estratégia e queira entender o motivo de não estar gerando os mesmos resultados. 

Pensando nisso, neste artigo você poderá explorar os seguintes temas:
  • Qual a relação entre loja física e o e-commerce?
  • Entenda a diferença entre cada um.
  • Por que utilizar a mesma estratégia não gera resultado?
  • Como gerar mais vendas em seu e-commerce?

Tempo de leitura: 9 min.

Qual a relação entre loja física e o e-commerce?

Sabemos que todo negócio que deseja alcançar o sucesso, precisa planejar muito bem cada um dos seus passos. Ao criar um e-commerce não é diferente, afinal, mesmo que a sua marca já esteja no mercado há mais de 10 anos, ao migrar para o ambiente virtual, será preciso conquistar espaço, da mesma forma quando você iniciou.

Mesmo que você já tenha começado no ambiente virtual, é importante parar por um momento para analisar quais as semelhanças e diferenças entre a sua loja online e offline.

Se você já se perguntou se estes dois ambientes podem entrar em confronto, rivalizando um contra o outro, este é um pensamento totalmente errado. Você não precisa optar por um lado, sua estratégia pode estar voltada para os dois, pois, ambos se complementam.

Se você ainda possui dúvidas do que precisa ter em mãos para abrir um e-commerce, temos um artigo esperando por você.

Entenda a diferença entre cada um

Chegou o momento de entender as principais diferenças entre esses dois ambientes. Quando você conhece as diferenças, compreenderá melhor qual estratégia precisa utilizar na loja física e no e-commerce, assim como descobrirá o que pode estar dando errado.

Primeiro, vamos conversar sobre a Loja física.

Quando falamos em loja física, logo imaginamos a chegada dos clientes e seus passeios pelos corredores olhando cada produto. No entanto, você tem um controle do local que eles vieram? Por quais seções ele passou e qual lhe despertou mais interesse?

É verdade que na loja física um cliente satisfeito poderá retornar, mas as chances de você recordar seus gostos e o valor gasto na última vez, é muito pequena. Da mesma forma que, caso ele saia da loja, não será possível mostrar seu produto outra vez, a menos que ele retorne.

E o e-commerce?

Diferente da loja física, ao ter um e-commerce você terá em mãos informações essenciais sobre os seus clientes. Se antes você não saberia de onde seus clientes vieram, no ambiente online, seu negócio pode alcançar muitos outros lugares além da cidade que você está, assim como conseguir informações como: sessões que ele passou e quais produtos despertaram o seu interesse.

Com um e-commerce, você pode atrair clientes oferecendo produtos de acordo com seus gostos e conhecendo seu comportamento. Caso exista um interesse, mas esse cliente abandone o carrinho, você conseguirá entrar em contato com ele e encontrar uma estratégia para fazer com que a compra seja efetuada.

 

Por que utilizar a mesma estratégia não gera resultado?

Como você deve ter percebido, tanto o e-commerce como a loja física, são muito diferentes entre e si, por tanto, precisam de estratégias diferentes. No entanto, se isso ainda não ficou muito claro, veja os pontos abaixo:

  • Primeiro, é importante refletir sobre quem é o seu cliente em cada plataforma. Os clientes não vão estar dentro de um mesmo perfil e só por este motivo, ter uma mesma estratégia, não irá trazer bons resultados.
  • São ambientes completamente diferentes e ter um e-commerce já exige uma estratégia a parte.
  • Você precisará investir em planos de marketing totalmente diferenciados entre cada um.
  • A forma como as informações sobre o seu produto são comunicadas, também muda quando chegar em um ambiente virtual.

Como gerar mais vendas em seu e-commerce?

Após chegar até esse ponto do artigo, provavelmente, você deve estar se perguntando sobre como gerar mais vendas em seu e-commerce, verdade?

Estamos vivendo um momento de crescimento no ambiente virtual, por isso, abaixo vamos mostrar algumas dicas que você pode aplicar em seu negócio para vender mais e trazer os resultados que você tanto deseja.

  • Invista sempre na qualidade dos seus produtos;
  • Saiba conquistar a confiança dos seus cliente, através de certificados de segurança;
  • Esteja sempre acessível, marcando presença em diferentes canais de comunicação;
  • Divulgue sempre o que seus clientes pensam sobre a sua empresa e seus produtos;
  • Acompanhe de perto os seus resultados.

Conclusão

Com tudo que conversamos hoje, é inegável a importância de diferenciar as estratégias entre a loja física e a virtual. Quando unificados, esses ambientes podem trazer inúmeras vantagens para o seu e-commerce.

E aí? O que você fará agora?

Você pode adquirir tudo que aprendeu agora e conversar com um de nossos consultores para encontrar as melhores soluções para o seu e-commerce, você só precisa clicar aqui.



Deixe uma resposta