É possível fazer o seu e-Commerce vender durante o período de Carnaval?

Tags: , , , , ,

O início do ano no Brasil é um período lento para o comércio eletrônico, pelo menos até passar o Carnaval. Seja curtindo a semana de festas ou assistindo séries na televisão, os primeiros meses antecedentes ao carnaval servem muitas vezes para o brasileiro colocar suas contas em dia.

Tendo em vista que o início do ano é marcado pelo pagamento de impostos como o IPTU, IPVA, etc…, muitos comerciantes se perguntam se existem estratégias, ou até mesmo se vale a pena investir (em marketing por exemplo) durante o período de carnaval ou até mesmo no período que o antecede.

A verdade é que o período do carnaval não traz uma movimentação legal para o comércio eletrônico.

Quais segmentos podem lucrar com uma Loja Virtual no período do Carnaval?

Além do baixo movimento, nem todos os segmentos conseguem aproveitar o feriado de carnaval para lucrar na internet. No entanto, alguns ramos de negócios podem aproveitar bem a data mais festiva do país. Confira se seu segmento faz parte deles:

  • Roupas e acessórios
  • Viagens
  • Fitness
  • Suplementaria e acessórios de academia
  • Materiais de volta às aulas

Roupas e acessórios sempre são propícios, já que podem aproveitar o carnaval para criar e revender produtos personalizados para a festa mais colorida do mundo. Isso vai de camisas e fantasias até garrafinhas personalizadas.

Outra vantagem do carnaval é que muitas pessoas aproveitam a data para viajar, seja para aproveitar o Carnaval em cidades onde a festa é mais forte, ou então aproveitar o feriadão para curtir com a família. Agências de viagem podem aproveitar muito o carnaval. Uma das autoridades em agenciamento de viagens, o Hotel Urbano, informou os locais mais procurados pelas pessoas que realizaram viagens no período do carnaval em 2018. Se você possui uma agência de viagens que vende online, confira essa lista para vender mais no carnaval:

  1. Rio de Janeiro, RJ
  2. Porto Seguro, BA
  3. Natal, RN
  4. Região de Lagos, RJ
  5. Ilhéus, BA
  6. Porto de Galinhas, PE
  7. Litoral Norte de São Paulo, SP
  8. Maceió, AL
  9. Costa Verde, RJ
  10. Caldas Novas, GO
Muitas pessoas aproveitam o feriado de carnaval para viajar

Alguns outros segmentos podem lucrar no ambiente digital durante o carnaval e as datas que o antecedem, como é o caso das lojas virtuais que vendem material de escritório, na qual usualmente vendem também materiais escolares, muito procurados no início do ano.

Início do ano também significam muitas promessas, como se tornar fitness. Outro nicho que pode lucrar nessas datas são as vendas de acessórios e roupas fitness, assim como produtos de suplementaria.

Quais segmentos podem lucrar com uma Loja Virtual no período do Carnaval?

Caso o carnaval não seja a praia do seu negócio, não quer dizer que você precisa deixar sua loja virtual parada. Confira abaixo algumas dicas para esquentar seus produtos com o tema do carnaval.

Promoções

Você pode até não gostar do carnaval, mas a verdade é que a data chama a atenção de muita gente. Criar promoções nos produtos utilizando o feriado de carnaval pode ser uma forma de esquentar o congelamento de atividades da sua loja virtual no início do ano.

Comunicação Visual

Ao criar as promoções ou até mesmo dar um retoque no visual de seu e-Commerce, é interessante utilizar imagens que remetam ao carnaval para chamar a atenção dos clientes. Isso vai do Banner rotativo em seu site até a aparência do e-mail marketing que você envia para sua lista de clientes.

Embalagens personalizadas

Essa dica vale tanto para as entregas na loja física quanto para os fretes da loja virtual. Fazer embalagens personalizadas com a cara de carnaval pode ser uma ótima forma de chamar a atenção e entregar um diferencial para quem gosta tanto da maior festa do Brasil. Melhor ainda se a lembrancinha levar a logo da sua empresa estampada junto.

Se o seu segmento não possui relação com o carnaval, você pode inovar oferecendo brindes e embalagens personalizadas

E aí, o seu segmento se encaixa em uma das modalidades para vender mais na data do carnaval? Do contrário aplique as estratégias mencionadas acima para acabar com a ressaca que o início do ano traz para o comércio digital!



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta