O que é um Site Institucional e quais são suas vantagens

o-que-e-um-site-institucionalA cultura digital pouco a pouco toma forma no Brasil, saindo das regiões do sudeste e sul para os outros estados do país. Porém, o micro e médio empresário, cientes disso, muitas vezes não possuem a aquisição financeira para investir em um site catálogo ou um E-commerce devido ao alto custo, mesmo sabendo das vantagens.
No entanto, isso não quer dizer que a empresa não possa investir em sua presença na internet. A maneira de deixar a sua marca visível por um preço acessível na internet; e que já começa a construir valor e reconhecimento no ambiente digital, possui um nome: Site Institucional!

Mas o que é um site institucional?

Em poucas palavras, seria uma espécie de cartão de visita da sua empresa no ambiente digital. Toda empresa que, no passado, possuía um site, independente se fosse pequena ou grande, tinha enorme vantagem em relação a concorrência, já que adicionava a opção do usuário entrar em contato com a empresa diretamente por E-mail, quando encontrava o site. Porém, hoje em dia deixou de ser um privilégio, sendo uma necessidade não apenas ter um site, mas também criar um conteúdo de qualidade para que as pessoas a encontrem o site da sua empresa com mais facilidade em mecanismos de busca online, como o Google, por exemplo.
A grande vantagem de se ter um site institucional é em relação ao preço. O internauta não terá a possibilidade de ver um catálogo completo dos produtos ou então a vantagem de realizar a compra diretamente no site, sem precisar de contato direto com a loja como aconteceria em um E-commerce, porém o site institucional já é uma maneira de gerar novos contatos além de dar a oportunidade de fazer a marca se tornar referência na internet.
Vantagens de ter um site institucional:

  • Maior alcance geográfico,
  • Informações de telefone e contato para os possíveis futuros clientes entrarem em contato com a Loja,
  • Formulário de contato diretamente pelo site,
  • Possibilidade de realizar propaganda com Banners de promoções e ofertas na home do site,
  • Custo baixo,
  • Possibilidade de informar a história da empresa e a credibilidade, assim como sua lista de clientes e serviços,
  • Criação de Blog para postagem de conteúdo de qualidade, assim se tornando referência no ambiente digital,
  • Criar presença digital.

Com um site institucional, além de aumentar o alcance geográfico, independente se sua empresa atende apenas determinada região, também da a oportunidade de apresentar sua marca, a história da empresa, além de, como mencionado antes, fornecer uma página de contato para se adquirir novos cliente e informações como o endereço da loja física e o telefone.

o-que-e-um-site-institucional-1
com um site institucional as pessoas se relacionam melhor com a empresa, mesmo estando em casa

Para quem vende serviços e precisa criar referência na internet para aumentar seu alcance geográfico, um site institucional é perfeito. Se somar a um blog dentro do site, com conteúdo de qualidade dentro do nicho que atende, o site pode tomar um tamanho imensurável, mesmo sendo institucional. Isso ocorre quando utilizamos o que chamamos de trabalho SEO com conteúdo de qualidade.
É importante contratar uma empresa de sites especializada que utilize as melhroes plataformas para um site institucional, como o WordPress, fazendo o seu site ficar amigável para o google e ter uma boa usabilidade para o usuário.
Com estas dicas, não da mais para ficar fora da internet, não é mesmo! Deixe de perder para concorrência e venha se tornar referência no ambiente digital para aumentar suas vendas!



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.