Marketing digital: devo investir no Facebook ou no Google?

Google ou Facebook - Marketing Digital
Devo investir no Google ou no Facebook?

A era digital não é tão precisa quanto muitos acreditam. Com o direito e a segurança de informações pessoais, os dados demográficos nem sempre são precisos. Algumas informações, de fato, nem verdadeiras são.

A fraude também aumenta com a era digital, fazendo com que lojas virtuais (e-commerces) invistam em módulos de pagamento seguros e antifraudes.

No entanto, diferente do marketing tradicional onde a empresa deveria mensurar o seu próprio resultado de propaganda analisando se houveram mais ligações e vendas durante o mês em que foi investido o Marketing, no digital as próprias empresas de Marketing (agências, freelancers, etc…) também fornecem dados do resultado.

No digital as agências conseguem ajudar a empresa informando quantas pessoas acessaram, quais páginas (produtos) do site foram mais visitadas, o perfil demográfico (gênero, idade, etc…) entre outras informações.

Porém, com tantos canais digitais, em qual sua empresa deve investir? Esta é uma pergunta corriqueira e cheio de escolhas, mas que geralmente se resumem em duas: Google ou Facebook.

 

Quando devo investir no Google?

O Google é a propaganda direta. Quando um usuário acessa o mais utilizado buscador da internet, ele já sabe o que quer.

Informação, produtos, serviços… o internauta pesquisa literalmente o que ele deseja. “Impressora HP” ou “Carros usados em Cuiabá” e voilà, o Google exibe as lojas ou sites com aquilo que o usuário buscou.

Se você vende produtos de uso comum, ou que todo mundo busca quando realmente quer adquirir um, o Google é a melhor solução para sua loja ser encontrada. São varias ferramentas existentes, que vão do Google Ads ao Google Shop.

Vantagens de investir no Google

  • Inserção de palavras chaves exatas para quando os usuários buscarem um produto
  • Fazer a sua loja\site aparecer nos primeiros resultados de busca dos internautas
  • Ajuda a relevar o seu site na busca comum (orgânico) já que ele ganha mais acessos
  • Suporte em português via telefone nos horários comerciais

Desvantagens de investir no Google

  • O custo mínimo é maior para se obter um bom resultado
  • Requer um conhecimento técnico maior que o Facebook
  • A plataforma passar por bugs na qual necessitam de suporte (que existe em horários comerciais!)

Google ou Facebook

Quando devo investir no Facebook?

A propaganda no Facebook já é um pouco diferente.

Nenhum usuário acessa a maior rede social do mundo para fazer compras. Mesmo com o market place do Facebook, os internautas ainda acessam a rede social para publicar os acontecimentos de suas vidas e saber a novidade da vida dos outros. O importante do Facebook é registrar momentos.

O empresário que deve investir aqui devem ser por um (ou mais) dos três motivos:

  1. Marca: você tem um produto que as pessoas possam gostar, como roupas, camisas, copos personalizados, etc… porém elas não conhecem e não é uma necessidade de compra corriqueira.
  2. Preço muito abaixo do esperado: os usuários podem até não estar buscando pelo seu produto, mas se o seu preço for muito fora da curva (mais baixo, logicamente) pode chamar a atenção de muita gente que não tinha nem a intensão de adquirir o tipo de produto que você vende pelo valor baixo.
  3. Autoridade social: as pessoas gostam de empresas que empenham papéis importantes na sociedade, ajudando comunidades e minorias. Se você quiser divulgar o social da sua empresa, não faça pelo Google, ninguém vai buscar por informações assim. É interessante anunciar essas práticas no Facebook.

Vantagens de investir no Facebook

  • Custo muito baixo. Com R$15,00 já é possível ter, no mínimo, um bom alcance para uma publicação
  • O Facebook possui dados mais assertivos sobre seus usuários do que o Google
  • Não requer conhecimento técnico para começar a usar a ferramenta

Desvantagens de investir no Facebook

  • Não possui nenhum suporte humano para usar a ferramenta
  • Não requer conhecimento técnico para mexer na plataforma, porém é mal organizado e confuso

Agora que você já sabe qual ferramenta se adéqua às necessidades de marketing de sua empresa, é só preparar a publicação e conquistar novos clientes!



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

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