Estratégias para alavancar seu e-Commerce no Dia das Mães – 2019

O dia das mães é uma data muito especial para todos nós, e até mesmo o empreendedor digital gosta de presentear sua mãe. Por isso é importante deixar o seu e-Commerce com o carinho que você gostaria que as outras lojas fariam quando você, empreendedor, for buscar um presente para sua mãe na internet!

O dia 12 de maio, além de ser uma data especial para as mães, também é um dia (e a semana que o antecede) de grande movimentação no comércio eletrônico. Segundo os dados da socialminer* o dia das mães, em 2018, foi a 4° data comemorativa com maior pico de vendas no comércio eletrônico.

É por isso que a Kasterweb, visando trazer assessoria em e-Commerce também em seus artigos, traz dicas para sua Loja Virtual vender mais nesta data tão especial!

Dicas para preparar o seu e-Commerce para o dia das mães

Prepare-se para os imprevistos

Todo comerciante já sabe que em qualquer data de grande movimentação, imprevistos podem ocorrer. No entanto, o empreendedor digital deve ficar ciente que existem alguns imprevistos a mais que podem ocorrer.

O exemplo mais claro é em relação ao servidor onde sua loja virtual esta hospedada. Você sabe de este servidor possui capacidade para a quantidade de acessos que a loja vai ter para o dia e a semana que antecede o dia das mães? Do contrário, o e-Commerce pode cair, ou até mesmo ficar lento para quem esta tentando comprar na sua loja virtual, e este fator é um repelente certo para perder a venda!

E quanto ao estoque online? Ele esta sincronizado com o da loja física? Você possui um bom número dos produtos que mais sairão neste dia das mães? O seu e-Commerce, ao esgotar o produto, informará o usuário que o item não se encontra mais disponível?

Como podemos ver, existem imprevistos na parte digital também, por isso se assegure com a agência ou desenvolvedor que criou sua Loja Virtual se o servidor possui uma boa capacidade para a quantidade de acessos que terá em datas comemorativas e tenha certeza de ter controle do estoque e de como informar o cliente sobre a quantidade do produto e se ainda se encontra disponível.

Conheça seu publico

O dia das mães pode ser uma generalização englobando as mulheres que possuem filhos, porém cada uma possui gostos diferentes. Você conhece o seu publico? São mulheres que gostam de ler? De assistir filmes? Que trabalham?

E quem irá comprar o presente? Pense também em que esta acessando sua loja virtual e quem irá realizar a compra no dias das mães.

Todas essas informações fazem uma enorme diferença, principalmente quando você realiza as duas próximas etapas:

Email marketing com uma mensagem criativa sobre os dias das mães pode ser uma ótima estratégia de pós venda nesta data comemorativa
E-mail marketing com uma mensagem criativa sobre os dias das mães pode ser uma ótima estratégia de pós venda nesta data comemorativa

Incentivo de vendas e marketing digital

Conhecendo seu publico, você sabe, por exemplo, com quais imagens trabalhar nos banners e imagens gerais do seu site. Sua loja virtual vende livros? Então nada de uma imagem com café e um livro do lado, mas sim de uma mulher lendo um livro! Seu publico feminino engloba mulheres ingressadas no mercado de trabalho? Então imagens de mulheres em roupas sociais pode fazer toda a diferença.

Existem outros tipos de incentivo no ambiente digital. Se você possui uma base de e-mails, um email marketing com cupons de desconto pode não só atrair novos clientes, como resgatar aqueles consumidores que estão inativos na sua base.

Outras situações que é possível se considerar é o frete grátis, que é outro grande incentivador de vendas, assim como brindes especiais, como pacotes de presente personalizados especialmente para o dia das mães.

Pós Vendas

Para fidelizar uma base de consumidores é necessário um pós venda de qualidade. Ainda seguindo o rumo de conhecer o seu publico alvo, é possível enviar e-mail após a vende de algum produto específico para o dia das mães com uma frase poética sobre a data comemorativa.

Outra vantagem do pós venda é que se torna possível adquirir informações de satisfação dos clientes, assim podendo trabalhar as áreas que sua loja virtual pode estar falhando, como site lento, atendimento de baixa qualidade, poucas formas de pagamento, etc…

Tenha controle do seu estoque

Agilize as entregas

Todo mundo gosta de agilidade quando compra um produto online, esperando que chegue no tempo estimado e, se possível, até antes.

Em datas comemorativas esse fator se acentua, já que muitas pessoas compram atrasados ou em cima da hora, e esperam estar com os presentes em mãos antes da data comemorativa. Lembre-se de sempre estar preparado com as entregas, tenha de antemão:

  • Estar com os produtos em promoção e aqueles que mais podem sair na data comemorativa de prontidão no estoque;
  • Estar com a equipe treinada, não somente no gerenciamento do estoque, mas também nos produtos mais visados e em promoção;
  • É complicado trabalhar com os correios, mas se estiver trabalhando com transportadoras, contrate sempre as confiáveis e ágeis.

Utilize essas dicas e prepare-se para sua loja virtual lucrar nessa data tão importante! E mais importante: não esqueça também de comprar o presente para sua mãe!

*Relatório – Comportamento do consumidor online em 2018 com dados levantados pela Social Miner



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta