Como vender com sua loja virtual durante o Carnaval

Tags: , , , , ,

carnaval-capaTanto para os comerciantes quanto para as famílias, o ano só começa depois do carnaval. Após os gastos de final de ano, assim como as boas vendas realizadas por comerciantes que colocam suas estratégias em prática, o início do ano tende a ser parado. Não apenas isso, os gastos também aparecem em maior quantidade, principalmente para as famílias que tem que começar o ano comprando material para seus filhos, pagar IPTU, IPVA e tudo o que o governo pensar em tirar do nosso esforço, seja pessoa física ou jurídica.
Porém, muitos de nós temos aquele dinheirinho guardado para o carnaval 2016, não é mesmo? Ou para os mais reservados, passar um tempo com a família e amigos. Aqui é onde o comércio começa a circular novamente e as pessoas começam a comprar e os comerciantes começam a vender com margens para crescimento durante o ano.
Por isso, confira algumas dicas para alavancar suas vendas neste carnaval de 2016 e começar o ano bem com sua loja virtual

Deixe seu site com outro rosto:

O carnaval atrai muita gente, e entrar na sua loja virtual e ver aquele site colorido, com os enfeites desta data comemorativa tão alegre, pode ser um ótimo atrativo para manter as pessoas mais tempo pesquisando produtos na sua loja, assim reduzindo a taxa de rejeição de seu site e aumentando as chances de conversão. Comerciantes mais experientes procuram fazer isso nas datas comemorativas mais visadas (como natal, páscoa, etc…), alterando também o Banner na home (página inicial) e inclusive produzindo ao estilo do carnaval os produtos que estiverem em promoção, por exemplo.

Relatórios e diferenciais:

Assim como na Black Friday, construir relatório realizando comparações com os anos passados é uma estratégia para comparar e saber realizar estratégias melhores para o mesmo feriado do ano seguinte. Lembrar de estudar as palavras mais pesquisadas sobre seu produto é uma ótima dica para auxiliá-lo em vender melhor e ser localizado no Google. O diferencial é outro fator importante. Se o possível futuro consumidor aparecer em seu site através da busca orgânica enquanto faz uma pesquisa, ele irá entrar em vários sites, pois provavelmente estará fazendo uma pesquisa. O que fará eles retornarem a seu site? Um melhor preço? Frete grátis? Diversos meios de pagamento? Não adianta ser encontrado e não ter o que o cliente necessita para efetuar a compra.

Redes sociais e suporte:

Muitos E-commerces possuem formas de atendimento na hora, através de chats online. Porém, outro lugar que ajuda muito no contato com o cliente são nas redes sociais. Além de você poder personalizar as postagens com a cara de carnaval, também se torna um ótimo lugar para responder dúvidas de clientes (através do chat do Facebook, por exemplo) e até levá-lo para o site da loja. Aqui, uma ótima tática é, através do Facebook, alterar a capa e a foto de perfil da página de sua loja com a cara do carnaval durante estas datas ou do mês. Através do Twitter, mensagens e informações sobre o próprio carnaval e dos produtos é uma ótima sacada para atrair pessoas para sua loja, enquanto o Instagram pode ser utilizado como Branding para elevar sua marca.
carnaval-rede-social

E-mail marketing em ritmo de festa:

Se você é comerciante virtual, entende da importância do E-mail marketing. Se você já tem experiência, então tem o diferencial de realizar E-mails personalizados para cada tipo de cliente, realizando trabalho de Inbound Marketing. O E-mail marketing para o público que você for disparar deve estar em ritmo de festa, que nem a data comemorativa. Ressaltar e colocar na primeira linha os itens em promoções ou o diferencial deles com fotos produzidas e um layout colorido faz toda a diferença neste feriado.

Blogs – a referência que seu cliente necessita:

Se você já possui um blog com conteúdo de qualidade atualizado sobre seus produtos\serviços, meus parabéns, você já realiza um trabalho exemplar para a sua loja virtual. Além de poder colocar novidade dos seus produtos, você terá a possibilidade de personalizar com a cara do carnaval, colocando palavras-chaves e imagens que atraem o cliente. Lembre-se de realizar linkagem interna para levá-los até sua loja. Aproveitar notícias sobre a própria data comemorativa pode ser outro meio para atrair pessoas para outras páginas do seu blog, deste que as mesmas sejam clicáveis no conteúdo de seus produtos.



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta