Como organizar seu negócio antes da correria de final de ano

Tags: , , , , ,

como_organizar_seu_negocioCom a chegada de final de ano, a primeira coisa que pensamos é nos feriados. Da mesma maneira como seus filhos fazem e refazem a lista de presentes de natal, assim deve fazer você também com o seu pequeno ou médio negócio.
Todos sabemos que ocorrem diversas flutuações no fluxo de vendas e de caixa durante estas datas, ressaltando a importância da organização e planejamento do seu negócio. Por isso confira aqui algumas dicas de como organizar seu negócio antes dos feriados de final de ano:
Tenha orgulho do seu negócio, não importa o quão pequeno seja
Black Friday, Dia dos Pais, Natal… enfim, diversas datas comemorativas são usadas para oferecer promoções para a clientela e vender mais. Mas isso não quer dizer que sempre gere lucro. Não se afobe e entre na onda da Black Friday se seu pequeno negócio ainda não possui estrutura ou planejamento para esta data. Muitas vezes, entrando na onda para tentar adquirir um pedaço, micro e pequenas empresas criam promoções tentando competir com empresas gigantescas sem antes ter um planejamento de vendas e nem ao menos possuir um manejamento de estoque. No final, aquele dinheirinho que poderia entrar a mais acaba se tornado aquele dinheiro que desapareceu do nada.
Faturas de clientes não pagos
Todos sabemos que, com emissões de boletos, muitas vezes temos que lembrar uma ou duas vezes aquele cliente de efetuar o pagamento. Muitos comerciantes não percebem este pequeno detalhe, onde estas faturas realizam em grande impacto, principalmente no micro e pequeno empreendimento. O dinheiro que está para entrar deve ser planejado com antecedência junto da margem dos que pagam em dia em relação aos negligentes, formulando um plano estratégico para realizar o próximo item, que é…
como_organizar_seu_negocioDeixe as pequenas contas em dia
Ter o próprio negócio e empreender muitas vezes é maçante. Com diversas contas para pagar, é muito fácil priorizar as dívidas mais impactantes, deixando aquelas pequenas para serem pagas depois. Muitos empreendedores não percebem do impacto que estas continhas somam no futuro e muitos outros não colocam no planejamento empresarial, pagando e não contabilizando estas pequenas dividas no plano estratégico, que podem vir com juros. Além de poder gerar futuras dores de cabeça, podendo em alguns casos se tornarem bolas de neve, estas pequenas contas podem acumular em números dependendo do crescimento contínuo do negócio. Por isso, se a conta é pequena e já pode ser quitada, nada de procrastinar, pague o mais rápido possível!
Planejar estoque e vendas nos feriados de natal
Caso sua empresa possua um fluxo de vendas maior em datas comemorativas, um relatório comparativo com as vendas dos anos anterior é uma necessidade. Assim você consegue realizar margem de lucro e saídas de produtos, como os que mais vendem, etc… Se você estiver entrando pela primeira vez na onda das promoções, então está na hora de começar a planejar um relatório e pesquisar muito para cometer a menor quantidade de erros possíveis.
Facilite para seus clientes
Facilitar com novos meios de visita e pagamento é uma ótima forma de expandir seu negócio. Se coloque no papel do consumidor e pense como ele. Você gostaria de ter que levantar da cama e ir até a loja pesquisar ou gostaria de poder ver os produtos que gostaria de adquirir no computador em casa ou em seu smartphone? Utilize serviços online de qualidade e aumente sua presença online oferecendo a melhor experiência para seus clientes.
como_organizar_seu-negocio
Integre seu sistema com sua loja online
Outra vantagem de possuir uma loja virtual é que muitos programas estão migrando para uso online em navegadores, facilitando a integração do sistema da sua loja física com a virtual (E-Commerce). Com esta integração, fica mais fácil ter um controle de estoque do seus produtos, assim como gerenciamento de sua loja e margem de lucros a partir de relatórios.
Entre no espírito dos feriados
Este é o principal: otimismo! Para ter um feriado agregado de valores e criar momentos únicos, entre no espírito, se motive e tenha a melhor experiência possível ao lado de seus clientes, funcionários, família e amigos. No final, todo negócio que avança vai além do dinheiro, ele trata de pessoas e suas necessidades.

E você, já começou a se planejar para as datas comemorativas? Deixe dicas para os internautas em nossos comentários!!!


Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta