Como funciona o Adwords?

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como-funciona-o-adwords-destSempre mencionamos em nossos artigos sobre a importância e as vantagens do Marketing Digital. A divulgação convencional (como televisão, rádio e panfletos) estão cada vez mais obsoletos devido a dificuldade de mensura e precisão de atingir ao público desejado.
Dentro do Marketing Digital exitem diversas ferramentas para atingir ao público alvo de uma empresa. Entre eles, o empresário pode apostar em médio e longo prazo se tornando referência através de Blogs a partir do SEO (otimização para mecanismos de buscas), ou a curto prazo investindo em propaganda nas redes sociais, como o Facebook (através do face ads). Porém, existe uma ferramenta poderosíssima que, assim que investido, pode auxiliar rapidamente na captura de novos clientes e lucro da empresa: o Google Adwords!

Como funciona o Adwords?

É muito simples. Pense em um usuário que quer se tornar um consumidor, pois pensa em adquirir um produto. Ele não sabe, mas sua empresa possui este item. Sair em busca do produto sai caro devido ao preço da gasolina e o consumo de tempo no transito, então ele prefere realizar uma busca na internet. Existem poucos buscadores que são acessados em massa, entre eles o Google, o Bing e o Yahoo, mas todos sabemos que o Google predomina e é utilizado em uma escala exorbitante comparado a seus concorrentes.
Se você já investiu em uma loja virtual ou institucional, assim como no Marketing Digital há algum tempo, talvez este possível consumidor encontre seu site no Google, e assim compre seu produto. Caso sua marca ainda não seja referência na internet ou sua empresa seja nova no ambiente virtual, dificilmente seu site aparecerá nas primeiras páginas do Google, e seu possível novo cliente ira adquirir o produto que procura nas primeiras lojas que surgiram na busca do Google. Ou seja, a concorrência o capturou!
Mas, caso você invista no Adwords, sua página vai aparecer entre os três primeiros links da busca no Google, fazendo com que o usuário já encontre sua loja e veja as vantagens de comprar o item de você. Isso mesmo, ele já deixa seu link na parte superior da busca para que o usuário já encontre sua loja!

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Exemplo do posicionamento quando investido no Adwords

Então é só investir que já sou procurado?

Logicamente é necessário alguns itens básicos para adquirir este serviço:

  • Um website (Loja Virtual ou Institucional)
  • Uma empresa ou profissional que saiba criar campanhas no Google Adwords

Após isso, é só gerar o boleto com o quanto deseja investir, construir as campanhas (aqui é onde é necessário deter um certo conhecimento técnico da plataforma)  e definir os valores das palavras chaves.
As palavras chaves são como os usuários vão localizar sua empresa através do Google e como você quer ser encontrado. Por exemplo, se você vende Pneus da Pirelli, você irá colocar em sua campanha a palavra “Pneu Pirelli”, para que a pessoa que realizar esta busca, encontre sua loja entre os três primeiros links. Mas logicamente, não é só você que vai comprar esta palavra, sua concorrência também vai. Isso faz com que a palavra fique em leilão, ou seja, quanto mais procurada, mais cara. Por isso é importante uma equipe de profissionais experientes para que os mesmos acompanhem e alterem o valor da palavra chave, para que sua empresa fique em primeiro lugar com a palavra. Outro fator que o Google releva é da onde a pessoa esta acessando. Se sua empresa fica mais próxima do local onde a pessoa se encontra, também é elevado a relevância de você ser encontrado em determinada região através do Adwords. Seu anúncio também deve ser bom, vide contratar uma empresa especializada, e seu site deve possuir o que o usuário pesquisou, caso contrário, o Google pode rebaixar seu site!

Exemplo simplificado de como funciona o leilão das palavras chaves Adwords
Exemplo simplificado de como funciona o leilão das palavras chaves Adwords

Hoje em dia, existem muitas empresas que realizam serviços com a ferramenta Adwords do Google, mas poucos realizam com maestria. A empresa contratada deve ser experiente e profissional, pois deve realizar anúncios de acordo com as regras do Google, assim como deixá-la interessante e cativante para os usuários clicarem. 
Além disso o Google Adwords permite que você adicione informações da empresa nestas chamadas com:

  • Telefone
  • Endereço
  • Horário de Funcionamento
  • Como chegar até o local
  • Fotos do local

Já tem uma ideia melhor de como funciona o Adwords?
Mas sem sobra de dúvidas, a maior vantagem da plataforma é o alcance. Como já mencionamos, o Marketing Digital é uma plataforma assertiva. Se sua empresa não possui a capacidade de atingir as pessoas do estado todo, o empresário pode estar limitando o alcance à sua cidade. Caso atenda o Brasil todo, pode estar marcando o território nacional a encontrar seu site entre os três primeiros links. A principal vantagem desta limitação de alcance que o empresário pode definir, é que evita gastos desnecessários. Se você paga uma palavra chave e não quer que ela gaste rapidamente, pois sabe que não ira vender em São Paulo, então você pode definir que seus anúncios sejam mostrados somente na cidade ou estados desejados.

como-funciona-o-google-adwords-1exemplo de informações adicionais que são possíveis de inserir na plataforma do Google Adwords

Outra maneira de não perder dinheiro nos anúncios é a opção de limitar o orçamento que a plataforma Adwords oferece. Se você investiu R$500,00, mas a procura é muito grande pelas palavras que você compra no leilão, fazendo com que a campanha acabe em três dias mas você deseja ficar por uma semana, você pode limitar o orçamento diário da campanha para R$70,00, assim, quando chegar neste valor, a plataforma pausa a campanha durante o dia, garantindo a quantidade restante para os dias seguintes.
Agora que você sabe como funciona o Adwords, entende das principais vantagens que ele oferece. O que esta esperando para contatar a Kasterweb que possui experiência e profissionais no ramo para deixar sua empresa conhecida na internet?   



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

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