Como contratar uma empresa de e-Commerce?

Tags: , , ,

Se você já tem ideia de como fazer dinheiro com a internet e possui todo o material necessário para abrir um e-commerce, está na hora do segundo passo, o que pode ser um verdadeiro desafio: como contratar uma empresa de e-Commerce?

Falar que tem que ser uma agência de confiança ou um desenvolvedor experiente parece clichê, não é mesmo? Porém existem alguns pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de contratar uma empresa de e-commerce.

Por isso pegue o telefone ou navegue na internet e procure por empresas de e-Commerce, averiguando as seguintes informações:

Como contratar uma empresa de e-Commerce para seu negócio?

A empresa já deve ter algum tempo de experiência no mercado de e-Commerce
A empresa já deve ter algum tempo de experiência no mercado de e-Commerce

1. Verifique o tempo de experiência da empresa

As operações de um e-Commerce são complexas e cada loja virtual tem suas particularidades.

Empresas com mais de 7 anos de experiência já possuem cronogramas estipulados, e seu vasto tempo criando e-Commerces fazem com que os profissionais já tenham se deparado com diversos tipos de situações, assim conseguindo resolver de maneira ágil eventualidades que possam surgir de última hora.

Outra vantagem de uma empresa experiente de e-Commerce é que, possuindo um cronograma estipulado, novos desenvolvedores já começam preparados para trabalhar nas plataformas, ao invés de ter que descobrir funcionalidades ou em como solucionar problemas do zero.

Porém o grande diferencial é ter uma equipa grande e núcleos interligados, assim facilitando e aumentando o número de soluções para uma eventual funcionalidade que sua Loja Virtual venha a necessitar.

Tenha 3 perguntinhas em mente!
Tenha 3 perguntinhas em mente!

2. Saiba o que perguntar

Não é sua função saber de todos os detalhes da produção de um e-Commerce, mesmo porque, se fosse assim, você mesmo desenvolveria o seu do zero. No entanto, é bom ter 3 perguntinhas em mente, até mesmo para não ser passado para trás por empresas má intencionadas.

Confira as perguntas:

  • Em qual plataforma será criado meu e-Commerce?
    A agência desenvolverá seu e-Commerce com Magento, uma plataforma avançada com funcionalidades que atendem a sua empresa, ou então será com Woocommerce, plataforma mais limitada porém com custo menor?
  • Qual a capacidade e velocidade do servidor que o seu e-Commerce ficará hospedado?
    Quantas pessoas poderão acessar o seu site ao mesmo tempo? Quando o limite do servidor ultrapassar, seu e-Commerce ficará mais lento, ou então irá cair e sair fora do ar?
  • A empresa tem suporte quando você precissar?
    O desenvolvedor/agência possui disponibilidade de suporte para caso algo ocorra com sua loja virtual? Quantas horas por semana tenho de suporte?
A empresa possui suporte e treinamento dedicado?
A empresa possui suporte e treinamento dedicado?

3. A empresa possui treinamento?

Outro fator importante antes de contratar uma empresa de e-Commerce é se ela está disponível para oferecer treinamento da plataforma.

Usualmente as empresas de e-Commerce, assim que a loja virtual é lançada, oferece o primeiro treinamento gratuito, sendo os treinamentos posteriores para novos funcionários cobrado um determinado valor por hora.

Algumas empresas contam com plataformas de ensino para, assim que for passado o primeiro treinamento, o cliente possa acessar vídeos e materiais escritos explicando como funciona a loja virtual. No entanto tome cuidado, geralmente empresas que possuem plataformas de ensino possuem um e-Commerce mais específico para determinado segmento, assim tendo funções limitadas dependendo da sua área de atuação.

É isso aí, com esses detalhes em mãos, já sabe qual empresa de e-Commerce contratar das quais você pesquisou? Não tenha dúvidas e procure trabalhar com a melhor empresa para seu e-Commerce, com suporte dedicado e consultoria!

Já tem um e-Commerce? Então leia aqui nosso checklist do que fazer assim que for lançado o seu e-Commerce!



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta