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Renata Rodrigues
D
a KasterWeb

Atualizado em 30/11/2015 às 15:47

O que fazer antes de criar uma loja virtual?

1. Como definir o Público Alvo – Persona

O primeiro passo antes de criar uma loja virtual, ou qualquer outro tipo de negócio na internet é definir o público alvo, que são aquelas pessoas que deseja atingir com os seus produtos ou serviços e até mesmo conteúdos. Nesse processo o empresário escolherá alguns itens para poder formular seus conteúdos, que são baseados em dados reais sobre as características demográficas e comportamento dos seus clientes, assim como a criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Você pode definir o público alvo da sua loja virtual por formulários ou questionários, fique à critério. Pode usar um dos exemplos abaixo:
a) Nome:
b) Sexo:
c) Idade:
d) Cargo/Ocupação:
e) Empresa:
f) Educação:
Ou se deseja algo mais detalhado, pode colher essas informações:
a) Os principais objetivos que o público alvo deseja alcançar. O que ele busca?
b) E quais são os principais problemas ou desafios que o público passa no dia a dia? Quais os principais desafios que ela encontra ao buscar seus objetivos?
c) E por fim, como minha empresa pode ajuda-lo ? Você precisa pensar da seguinte forma: Por quê a minha empresa é a solução que essa persona(público alvo) busca?
Respondendo à essas perguntas você tem uma base de como começar a produzir seus conteúdo, produtos e assim atingir a essas pessoas, sem se frustar com o trabalho em vão.
Tudo pronto, agora vamos para o passo 2.

2. Como anunciar minha loja virtual?

Essa parte é simples, vamos te ajudar nisso! Uma das formas mais rápidas de aparecer no mundo online é pelo Google Adwords! Bom, o adwords é uma ferramenta que é a divulgação dos seus produtos, serviços, conteúdos na internet através de palavras-chave, assim definidas por você, é a partir dela que as pessoas irão procurar em algum buscador online, como por exemplo o Google e, através dessa pesquisa ela encontrará a sua empresa.

3. Como anunciar minha loja virtual em redes sociais?

Rede social é uma excelente estratégia, porém muito ariscada também, porque qualquer erro é motivo de repercussão mundial. Porém, se a empresa agir de forma correta, cautelosa e com ética, tudo correrá bem. Vamos utilizar o Facebook como exemplo, uma das maiores redes sociais do mundo. É possível criar uma Fanpage gratuita ou paga, tudo depende do seu ”querer investir”. As postagens serão feitas de acordo com o seu planejamento, pode ser a cada dois dias, como em tempo real.
Seria interessante ter uma pessoa responsável nesse setor, tanto para fazer postagens como responder comentários e ficar ‘ligado’ no que rola no mundo virtual. Saiba mais clicando aqui!

4. Como encantar o público?

foto: ideiasdeendomarketing

Uma infalível estratégia é presentear o seu público. Pode ser através de promoções, brindes na compra de algum produto, a forma como você atendeu, mesmo que virtualmente. Cada detalhe no processo da compra ou até responder uma dúvida do internauta faz a diferença no mercado. Saiba como um simples brinde pode proporcionar novas vendas aqui!

Ainda tem dúvidas? Deseja saber mais? Entre em contato conosco!