O que é e o que faz um gerente de e-Commerce? Como me tornar um?

Com o advento da internet veio uma nova maneira de ter sua loja: no ambiente virtual. E com isso diversos empregos novos surgiram, como desenvolvedores de sites, hospedagens digitais, etc. Agora, com a possibilidade de realizar toda a operação de venda através da Loja Virtual, um novo emprego de suma importância (e em certo nível escaço de profissionais) oferece novas oportunidades: o de Gerente de e-Commerce

O que é um Gerente de e-Commerce?

Um gerente de e-Commerce é aquele que cuida das operações e logística relacionadas a plataforma da Loja Virtual e, algumas vezes, também da parte do Marketing Digital.

A Loja Virtual traz diversos benefícios, como redução de custo, vendas 24/7, facilidade de acesso, abrangência da marca, entre outros. No entanto, ela precisa de pelo menos uma pessoa cuidando de sua operação: seja atualizando as informações e fotos dos produtos, respondendo dúvida dos clientes ou até mesmo despachando os itens vendidos na internet através dos correios ou transportadoras.

Para ser um gerente de eCommerce é necessário um certo conhecimento técnico, porém não muito aprofundado. Em outras palavras, o profissional não precisa ser um programador para cuidar da plataforma de e-Commerce de uma Loja Virtual.

o que faz um gerente de e-commerce
O que faz um Gerente de e-Commerce?

Um gerente de e-Commerce realiza diversas tarefas no campo prático, como por exemplo:

  • Adicionar produtos na plataforma de e-Commerce (caso não haja integração)
  • Inserir o título e as informações de cada produto
  • Inserir o Meta Title e o Meta Description para que o Google (e outros mecanismos de busca) possam localizar os produtos
  • Realizar testes semanais (e se possível diários) para averiguar se a loja virtual está funcionando corretamente
  • Capturar o pagamento e averiguar possíveis fraudes quando os usuários realizam compras no ecommerce
  • Cuidar da parte de entrega informando os produtos que devem ser despachados pelos correios/transportadoras

Entre outras atividades menores que variam de acordo com cada tipo de empresa e plataforma de e-Commerce.

Um gerente de e-Commerce não fica responsável somente na parte prática, no entanto. O profissional eficiente nesta área fica por dentro das decisões da empresa, sabendo que produtos entrarão em promoção por exemplo, e até mesmo sugerindo quais deveriam ter preço diferenciado na loja virtual.

quanto ganha um gerente de e-commerce
Quanto ganha um gerente de e-Commerce no Brasil?

O salário de um gerente de e-Commerce varia muito, por dois motivos:

  • Existem gerentes de e-Commerce que só realizam a parte prática da plataforma, subindo os produtos, preenchendo as informações e cuidando da logística na parte digital
  • e há gerentes de e-Commerce pró-ativos que, além de cuidar da parte prática, também sugerem ações e campanhas quanto aos produtos\serviços da empresa através da internet

Também há aqueles que, além da operação e logística, também cuidam da parte do marketing digital da empresa.

Em geral, o salário do gerente de um e-Commerce varia entre R$2.330 à R$5.817, com uma média de R$3.540 segundos o site de empregos Vagas*, que também informa que os profissionais usualmente possuem noções de marketing digital, Google Analytics e vendas online. Já a comunidade aberta de informação de salários e satisfação de empregados Lovemondays** informa que varia entre R$1.200 à R$15.441, com uma média de R$5.876.

gerente de e-commerce capacitação, aprendizado, aprimoramento
Como posso me capacitar para ser um gerente de e-commerce?

Além de ter um conhecimento básico em informática, é bom que o profissional busque por empresas que ofereçam cursos práticos e teóricos na área, além de palestras de tecnologia e vendas na internet.

Para as empresas, um gerente de e-Commerce é uma obrigação se quiser que sua loja virtual tenha resultados. Deixar uma Loja Virtual nas mãos de colaboradores da loja física nem sempre dão certo, pois estes colaboradores já possuem outras atividades, ou não possuem muito conhecimento na área digital.

Como podemos ver, um gerente de e-Commerce não é só uma grande oportunidade de emprego bem remunerado para os profissionais, mas também uma forma das empresas manterem sua loja virtual funcional e vendendo, já que muitos, após fazerem um eCommerce, deixam a loja digital ao relento, sem trazer resultados e só onerando custos.

*Vagas é uma comunidade de currículos e contratações que possui mais de 3 mil empresas cadastradas (e os mesmos alegam que entre elas às 100 mais importantes do Brasil, como o banco Itaú) e mais de 18 anos de funcionamento, também fora do âmbito digital.
**Lovemondays é uma comunidade aberta para informar salários e a satisfação dos funcionários de cada empresa. Uma comunidade de carreiras feita por funcionários e suas opiniões (sigilosas, segundo os mesmos) sobre o local de trabalho.
Essa pesquisa foi realizada no dia 15/06/2019



Autor: Vinicius Tarouco
Redator e Analista SEO, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista aficionado por tecnologia, livros e jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta