4 dicas para evitar erros na hora de criar um plano de negócios

4 dicas para evitar erros na hora de criar um plano de negócios
No último artigo aprendemos algumas estratégias de marketing para você planejar suas vendas na Black Friday. Agora, neste conteúdo, você precisa saber o que não fazer durante esse planejamento, para não errar e assim, conseguir resultados palpáveis.   Independente se o seu planejamento for para Black Friday ou criar um novo negócio e até mesmo adequar-se ao padrão, você está no lugar certo.
Confira abaixo os 4 erros principais que os empreendedores precisam evitar na hora de criar o plano de negócios da empresa!!!

1. Desconhecer o ramo de atuação;

No mínimo, o empresário precisa ter uma base de influência do segmento que pretende atuar, dos últimos 3 anos. Foto: riversong



“É preciso conhecer os detalhes do segmento em que pretende atuar para, assim, encontrar as oportunidades nele.” Consultor do Sebrae-SP. Bom, você pode ter uma noção disso em gráficos com dados dos últimos anos do crescimento ou não no segmento que pretende atuar. Feito essa avaliação, terá um ”norte” para onde seguir: Investir ou Não? Como também, pode pesquisar sobre o segmento em outros estados, se há estudos de como será daqui a determinado tempo ou anos. Sabe, ter uma previsão.
Claro que, não sabemos o dia de amanhã, porém não pode jogar as coisas no papel e deixar que o vento as leve sem direção. Pense nisso!

2. Desconsiderar o mercado consumidor;

Você sabe do que o consumidor está em busca? Foto: cloudfront


Desconsiderar o mercado consumidor é o empresário não ter informações sobre os ‘prováveis’ compradores. Como por exemplo: O que produzir? De que forma vender? Qual é a demanda possível para o produto?
Essas e outras perguntas precisam ser respondidas. Você pode acessar este artigo e descobrir: Qual o resultado de um bom atendimento? Aqui você vai encontrar sugestões e dicas de como tratar os seus clientes e como pode melhorar a forma de como tratá-las, para assim fidelizá-los
 3. Não conhecer o mercado concorrente;
“Este mercado deve ser analisado criteriosamente, de maneira que sejam identificados os concorrentes, as mercadorias ou serviços que oferecem, as vendas efetuadas pelo concorrente, os pontos fortes e fracos da concorrência e se os clientes deles são fieis. Nossa, parece dar um trabalhão, não é mesmo?! Mas, nada sem esforço tem resultado. Ficar parado que você não vai conseguir alcançar suas metas. ” Consultor do Sebrae-SP
Imagine só, algo totalmente figurativo para entender melhor. Você foi convocado para uma guerra. Uau! Que desafio. E como um soldado, você não vai para ficar observando ou sentado, certo?
Você vai entrar em campo para lutar, enfrentar seu inimigo e vencer. As vezes, o seu inimigo é você mesmo, sabia disso? Classificado como os seus medos, insegurança, pensamentos que te põem para baixo e o orgulho.
Antes de conhecer o seu inimigo, conheça quem você é. Foto: audienciadatv

Mas, quando você ouve: “Você Consegue!” “Você vai vencer essa guerra.” Nossa, olhamos para aquela ”dificuldade” como algo tão simples de resolver. Só depende de você. Antes de conhecer o seu inimigo, conheça quem você é. Aí saberá que pode muito além de suas expectativas.
4. Processo operacional da empresa;
Aqui, devem ser abordadas questões como: ”Que trabalho será feito? Quais são as fases de fabricação? Venda e prestação de serviços; Quem fará? Com que material? Com que equipamento e quando fará? É preciso verificar quem tem conhecimento e experiência no ramo: você? um futuro sócio? ou um profissional contratado?”Consultor do Sebrae-SP.

Abrimos a sua mente para um leque de idéias e coisas que podem ser abordados no seu segmento. Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco.

 



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