Divulgue esse Artigo

da Redação
Kasterweb
Aconteceu em Cuiabá nos dias 17 e 18 de novembro um dos eventos mais importantes do país para as Micro e Pequenas Empresas, o Fomenta Nacional, realizado pelo Sebrae. A Kasterweb esteve lá e comprova: o evento foi sensacional!
O acontecimento contou com diversas palestras e painéis temáticos. Os principais temas do Fomenta Nacional deste ano foram compras públicas por micro e pequenas empresas e sustentabilidade. Apesar da participação de algumas empresas do estado, muita gente de fora também compareceu. Diversas caravanas se encontravam estacionadas ao lado de fora trazendo empresas dos mais diversos estados do país. No início, durante o cadastramento, houve problemas com conectividade, o que gerou transtorno, fazendo inclusive algumas pessoas desistirem do evento. Pela demora, foi liberado para os participantes assistirem a abertura oficial sem precisar se cadastrar, mas os organizadores pediram para os mesmos retornarem após a abertura para criar os crachás, pegar o Welcome Kit e poder participar das palestras seguintes programadas.
7_fomenta_nacional_em)mato_grosso_

Principais eventos da 7° Fomenta Nacional em Mato Grosso

Na manhã do primeiro dia (17), após a abertura oficial, palestras internacionais foram ministradas, com a abertura do site da ONU\UNOPS. Agora, micro e pequenas empresas poderão se cadastrar nesta nova plataforma das nações unidas para realizarem comércio internacional com a Europa. Mais de 700 empresas já estão cadastradas. Logo após, houve outra palestra internacional, com a diretora geral de contratação pública da República Dominicana, Yokasta Gusmàn. A mesma parabenizou as iniciativas para micro e pequenas empresas pelo Brasil, dizendo que não há políticas muito concretas em relação as MPEs em seu país.
Para assistir ambas as palestras (que foram ministradas em espanhol) foi passado um aparelho aos participantes em troca do RG até o final do uso do mesmo. Infelizmente, durante a palestra de Yokasta, a tradução foi de uma qualidade a baixo do esperado, o que resultou em falta de entendimento durante alguns segmentos da palestra da mesma. Mesmo assim, foram comentados assuntos interessantes como as similaridades no âmbito turístico entre os dois países e sobre a igualdade na inclusão da mulher no mercado de trabalho, que para Yokasta, faltou neste evento.
No dia 18, por volta de meio dia, o movimento foi um pouco menor em relação ao dia anterior, mas gradualmente foi aumentando conforme as horas passavam. Ainda na manhã, foi realizado o Painel Temático “Compras Governamentais e Oportunidades para as MPEs”, que contou com palestras de Diogo Tabalipa do Ministério de Planejamento, Jair Santana e Fernando Almeida da secretaria de MPEs. O painel foi recheado de informações em relação as barreiras, apesar do progresso das iniciativas governamentais do país, como por exemplo, a eficiência das leis sancionadas e a timidez e medo das MPEs para ingressar nas compras públicas. Este último, ele ressaltou alguns exemplos como medo de crescer na emissão de notas fiscais, assim não conseguindo competir com empresas maiores e o pensamento arcaico e conservador que alguns empresários ainda possuem sobre o pequeno negócio no país.
Na parte da tarde, duas palestras roubaram a cena, sendo elas a palestra de Inovação, Empreendedorismo e Capital Humano pelo renomado jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein e a palestra sobre Ética e Gestão Pública, uma aproximação mais filosófica, ministrado pelo filósofo brasileiro Clóvis de Barro. Ambas as palestras foram muito aplaudidas e elogiadas pelos participantes. A palestra do Clóvis de Barros arrancou muitos sorrisos do público, que inclusive fui aplaudido de pé.

7_fomenta_nacional_em_mato_grosso_1

Palestra ministrada por Clóvis de Barros foi interessante e divertida

Além disso, o Fomenta contou com painéis eletrônicos interativos sobre sustentabilidade e também foram colocados algumas bancadas para mais informações sobre as palestras ali ministradas. Foi implantado um painel com códigos QR para acessar sites de informações através do celular e tablets na mesma área que estava sendo servida o almoço. A Kasterweb aprova estes eventos e utiliza as palavras ditas pelo presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos: “Eu acredito é no degrau de baixo, pois o que gera fluxo de empregos no país não são as grandes empresas, mas sim as Micro e Pequenas Empresas”.

7_fomenta_nacional_em_mato_grosso_2

Painel interativo com jogos sobre sustentabilidade

 
     

Responder

Seu email não será publicado.

*
*