10 Termos técnicos usados no e-Commerce que você precisa dominar!

Renata Rodrigues
Da KasterWeb

Atualizado em 30/06/2015 às 14h25

 e-Commerce: 10 Termos técnicos que você precisa dominar!

10-termos-tecnicos-usados-ecommerceOs negócios que envolvem a web não param de crescer, principalmente quando se fala em vendas, loja virtual ou E-commerce como também é conhecida. Os termos utilizados nesse setor tem origem da língua inglesa e são aplicados no mercado com palavras e siglas bem específicas. Agora, se você deseja montar uma loja virtual é muito importante compreender estas técnicas e expressões.

Você vai conhecer agora os 10 termos técnicos mais utilizados no comércio eletrônico. Veja como é fácil.

Os negócios que envolvem a web não param de crescer, principalmente quando se fala em vendas, loja virtual ou E-commerce como também é conhecida. Os termos utilizados nesse setor tem origem da língua inglesa e são aplicados no mercado com palavras e siglas bem específicas. Agora, se você deseja montar uma loja virtual é muito importante compreender estas técnicas e expressões.
Você vai conhecer agora os 10 termos técnicos mais utilizados no comércio eletrônico. Veja como é fácil.

  1. Back Office:

É quando a loja virtual ou plataforma tem um administrativo para gerenciar os recursos, como o controle de pedidos e entregas, cadastro de clientes, a logística do negócio e o gerenciamento do estoque, entre outras funções.

  1. Chargeback

Acontece quando o seu cliente cancela uma compra feita com o cartão de crédito ou débito, depois de constatar que na fatura havia uma compra que ele não fez. Por exemplo, você vai até a loja, faz a compra e passa seu cartão na maquineta, em alguns casos é necessário à assinatura do comprovante confirmando a efetuação da compra, loja e consumidor estão cientes dessa mercadoria. Em outros casos, não, como a compra por telefone ou internet, a loja não possui nenhuma segurança de quem está realizando a compra é quem realmente é o titular do cartão.

 

  1. ERP = Enterprise Resource Planning

Que no português significa: Planejamento de Recursos Empresariais. Esses recursos são sistemas desenvolvidos para o controle de vários departamentos de sua empresa e proporciona maior confiabilidade de dados, monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho.  Algo que você pode alcançar com a ajuda e o comprometimento dos colaboradores, e com outros que são responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP. E também, em última instância, fazem com que a empresa possa interagir.

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Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logística do produto. Tudo realizado com dados orgânicos, integrados e não redundantes.

  1. Gateway de Pagamento:

Nada mais é que uma aplicação que autoriza pagamentos eletrônicos realizados por pessoa física ou jurídica. O sistema processa as transferências, envia e recebe as informações de transação, repassando para a rede de cartão de crédito em nome do comerciante. Utilizando conexões com a internet segura, permite que você aceite cartões de crédito, de débito e outras formas de pagamentos eletrônicos no seu site. Há duas possibilidades de uso:

    • Pode levar o seu cliente para um site de terceiros para processamento do cartão de crédito;
    • O pagamento pode ser processado através do chamado Merchant API (Application Program Interface) que é integrado com o servidor que aloja o seu site.

 

  1. Google Adwords

O Adwords é uma ferramenta que o Google disponibiliza para você que deseja anunciar o seu negocio na internet. Funciona através de links patrocinados que aparecem no lado direito da página de resultados no google, isso acontecerá quando um cliente fizer uma pesquisa relacionada com o seu negocio e terá a garantia de que o link do seu site apareça. Para isso é preciso escolher palavras chaves à esta pesquisa. E, também poderá alterar seus anúncios sempre que quiser e ativar ou desativar as suas campanhas sempre que achar conveniente, você tem sempre total controle de tudo. Como o preço é baseado num sistema de leilão, você começa a receber potenciais clientes no seu website por apenas alguns centavos por clique.

  

  1. HTTPS – HyperText Transfer Protocol Secure

É a forma mais segura atualmente de transferir documentos via HTTP, juntando o seu protocolo com o SSL (Secure Sockets Layers, que pode ser traduzido como Camada de Sockets Protegida). O SSL apresenta um sistema que permite a troca de informações entre dois computadores e, ainda possui codificações de dados, privacidade, onde será impossível espionar as informações trocadas. A integridade, que também será impossível falsificar as informações transferidas e, a Autenticação que garante a identidade do programa, da pessoa ou empresa com a qual nos comunicamos. Se você costuma fazer compras e acessar sua conta bancária através da internet, agora você sabe identificar uma conexão segura.

  1. PCI-DSS – Payment Card Industry-Data Security Standard

Especifica recomendações mínimas de segurança obrigatória para todas as empresas que participam da rede de captura de pagamento com cartões. O comércio e prestadores de serviços que processam, armazenam e/ou transmitem eletronicamente dados do portador do cartão de crédito, de modo geral protege a integridade dos dados de pagamento do usuário do cartão de crédito. Acompanhe os 12 itens divididos em seis categorias do PCI-DSS:

SEM–Search Engine Marketing versus SEO–Search Engine Optimization

SEM É um grupo de técnicas no Marketing para promover um site, que engloba os resultados de pesquisa orgânicos, fontes de tráfego pagas e todas as estratégias que buscam aumentar a visibilidade do website nos mecanismos de pesquisa, essas são ações de SEM. Se você está iniciando na área de Marketing Digital, existe uma diferença entre o termo SEM e as atividades de PPC (Pay Per Click) no Google (Google Adwords) e Bing/Yahoo (Bing Ads). Essas atividades fazem parte do mix de ações a serem desenvolvidas dentro do SEM.

Já o SEO pode ser subdividido em atividades On Page e Off Page. Aqui os itens On page, referem-se a ações realizadas na página que você está tentando promover. Essas otimizações envolvem a garantia de que o back-end (programação do site, URL, tempo de carregamento, etc.) estejam tão adequados quanto o front-end (semântica do código, tags, meta tags, usabilidade, acessibilidade, etc.). Atividades Off Page, também conhecidas como Link Building, são as realizadas fora do seu site. As principais ações dessa subdivisão são: otimização do portfólio de links, criação de conteúdo (informações textuais, infográficos, vídeos, etc.) e o gerenciamento de relação com sites parceiros.

  1. SET – Security Electronic Transaction

Utiliza o padrão de segurança do protocolo SET (Secure Electronic Transaction), um sistema para garantir a segurança das transações financeiras na internet.Com SET, um usuário recebe uma carteira eletrônica (certificado digital) e quando uma transação for realizada, os métodos de segurança são a garantia no sigilo das informações. A integridade dos dados e a autenticação de todas as partes (comprador, comerciante e o banco comprador) são relevantes à essa tecnologia. O lojista não terá acesso aos dados do cliente, que ficam somente armazenados na instituição financeira.

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  1. SSL – Secure Sockets Layer

Permite que os aplicativos tanto dos clientes como do servidor possam trocar informações em total segurança, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo que trafega na Internet. Tal segurança só é possível através da autenticação das partes envolvidas na troca de informações, uma conexão utilizando SSL é sempre iniciada pelo cliente. Quando um usuário solicita a conexão com Chaves de segurança são trocadas um site seguro, o navegador web (Firefox, Internet Explorer, Opera, Chrome, etc.) solicita o envio do Certificado Digital e verifica se: O certificado enviado é confiável, se o certificado é válido, e se o certificado está relacionado com o site que o enviou. Uma vez que as informações tenham sido confirmadas, a chave pública é enviada e as mensagens podem ser trocadas. Uma mensagem que tenha sido criptografada com uma chave pública somente poderá ser decifrada com a sua chave privada (simétrica) correspondente.

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