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Após um farto e cansativo dia de trabalho, em pleno final de quinta-feira, você empresário encontra forças para ir em mais uma palestra que fala da importância do meio digital para alavancar suas vendas e fazer sua loja vender. Essa tem sido a realidade de muitos comerciantes já consolidados e pessoas que desejam abrir um novo negócio de baixo custo na capital mato-grossense.

No entanto, muitos desses cursos parecem mais motivacionais do que operacionais. Quantas vezes você já escutou o quanto “você está atrasado e precisa lançar sua loja na internet” com aquelas promessas que com cuidado e tempo, você consegue alcançar um novo publico no ambiente digital e vender mais?

Seria a palestra Fecomércio “Vendas em um mundo digital” só mais um evento motivacional?

Ocorrido no auditório do Fecomércio MT (próximo ao Shopping Pantanal) nesta última quinta-feira (14/03), o evento Vendas em um mundo digital contou com um palestrante mais próximo da realidade do estado do Mato Grosso, Carlos Costa. Sendo formado em sistema da informação pela universidade de Goiás, Costa está mais inserido na realidade do centro-oeste do que dos tantos palestrantes que surgem de São Paulo para dar cursos na área digital em Cuiabá, como se nossa realidade fosse a mesma da megalópole brasileira.

Mas isso não quer dizer que a palestra tenha sido tão prática quanto motivacional também. Como toda palestra que se julgue um mini curso informativo, o empresário, já cansado do dia de trabalho mas parcialmente animado em aprender mais, passa por um longo 20 minutos de apresentação do Fecomércio e das certificações do palestrante, que muitos já começam a sentir aquele cheiro de propaganda, do que de aprendizado.

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Início da palestra Vendas em um mundo digital

Porém falar que o curso foi tão básico quanto qualquer outro seria denegrir as partes boas que Carlos Costa nos apresentou na palestra Vendas em um mundo digital.

Do que falou a palestra de Carlos Costa?

O nome da palestra pode ser amplo, mas a proposta era essa mesma. A diferença é que Carlos Costa apresentou mais que uma explicação, também informou por onde começar.

Sendo professor no IPOG no setor de estratégias digitais e Google Ads, Costa ressaltou a importância da implementação de um setor de marketing nas empresas, e acredita na integração entre este setor e o de vendas. Essa integração é importante, segundo o palestrante, junto de ferramentas de Marketing Digital, porém ressalta: ferramentas são somente utensílios, o que importa mesmo é a estratégia planejada que serão executadas nessas ferramentas.

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O palestrante Carlos Costa ressalva a importância e da dicas de como iniciar as vendas no mundo digital

Essa informação é importante pois muitos empresários ainda acreditam que é só gastar com poderosas ferramentas de marketing, que serão o suficiente para vender mais. Não adianta contratar diversas ferramentas (muitas inclusive podendo ser desnecessária para o seu negócio) e não pensar em uma estratégia. Mas como planejar uma estratégia? É muito simples, você pode começar realizando algumas pequenas perguntas:

  • Qual o seu público alvo?
  • Quais produtos deverão ser exibidos?
  • Em quais mídias seu público se encontra?
  • Qual o custo que você terá e quantos leads/vendas são esperados com o orçamento disponibilizado?

Essas são somente algumas perguntas para se ter em mente antes de contratar as muitas ferramentas existentes no mercado e que podem ser desnecessárias, pois como o próprio Costa comentou, não adianta ter engajamento como curtidas e comentários se nenhuma dessas pessoas gastarem dinheiro com sua marca.

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O time da Kasterweb marcou presença no evento! Da esquerda para a direita: Douglas Villar (CEO), Vinicius Tarouco (Jornalista) e Elton Johnny (Chefe de suporte).

A palestra de Carlos Costa foi mais um evento que trouxe informações básicas e um cunho motivacional, apesar de trazer uma receita mais sólida para quem ainda tem dúvidas de como ingressar seu negócio no ambiente digital. Porém a vantagem é que o palestrante está mais a par da realidade do Mato Grosso, já que é um profissional atuante na região do centro-oeste.

Devemos lembrar que toda mudança começa com o próprio empresário, pois como foi muito bem colocado por Carlos Costa, muitos comerciantes ainda não acreditam que o digital traga resultados significativos e ainda pensam que a internet é só mais um gasto de pouco retorno.

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